SAMU de Sete Lagoas realizou treinamento no Hospital Municipal

SAMU de Sete Lagoas realizou treinamento no Hospital Municipal

Equipes do Hospital Municipal Monsenhor Flávio D´amato passaram por um treinamento sobre Suporte Básico e Avançado de Vida, mediado pelo Coordenador do Núcleo de Educação Permanente e Pesquisa (NEPP) do SAMU de Sete Lagoas, o enfermeiro Júlio César Batista Santana, a coordenadora geral Laziany Müller Birschner e a coordenadora de enfermagem Junia Marcia Teixeira Gomes, em parceria com o Serviço de Educação Permanente do HM.

As oficinas foram dividas em oito grupos e tiveram a participação de 118 profissionais da equipe multiprofissional do SAMU e do HMSL, contando com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores socorristas, técnicos atendentes de regulação médica e operadores de frota.

Com os objetivos de promover a integração entre a equipe multiprofissional do SAMU com os profissionais do HMSL, desenvolver as habilidades e competências na assistência aos pacientes em situações de agravos e a educação permanente dos trabalhadores, as oficinas foram desenvolvidas na modalidade de simulação realística, utilizando recursos tecnológicos no processo de capacitação, dentre eles os manequins de simulação realística Ressusci Anne Adulto e Ressusci Baby Neonatal. Durante o treinamento, foram trabalhados os seguintes temas: Suporte Básico de Vida (SBV), Suporte Avançado de Vida (SAV), Uso do Desfibrilador Externo Automático (DEA), além das discussões sobre o trabalho em equipe, postura ética  e profissional e rede de fluxos de atenção em saúde.

Após cada treinamento a equipe teve a oportunidade de discutir as potencialidades e fragilidades no processo da assistência e a importância da capacitação e suas implicações na qualidade da assistência.

“A integração entre os serviços propiciou uma avaliação positiva por parte dos organizadores acerca do processo de trabalho em equipe, qualidade no atendimento e integração entre os setores envolvidos”, acrescentou Laziany, coordenadora geral do SAMU/SL.

Já a secretária de Saúde Vanessa Lopes, defende que iniciativas como essa têm a capacidade de potencializar as qualidades técnicas da equipe e melhorar a capacidade de atendimento da unidade. ”O Hospital Municipal é o mais importante equipamento de saúde para atendimento de urgências e emergências de Sete Lagoas e da região. Por isso, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, tem investido em capacitações que sejam capazes de promover melhorias na assistência e nas condições de trabalho das equipes”, concluiu.

Por Ascom Secretaria Municipal de Saúde de Sete Lagoas

Categories: Destaque, Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS