Seis hábitos que prejudicam a sua saúde bucal

Seis hábitos que prejudicam a sua saúde bucal

 Não é segredo para ninguém que o sorriso é a nossa carta de apresentação, mas para cultivar uma boca saudável com dentes bonitos é preciso tomar alguns cuidados e precauções. Isso porque diversos hábitos considerados corriqueiros podem ter consequências ruins para a saúde bucal.  E quais seriam esses hábitos? A Rosane Menezes Faria, dentista da Caixa Seguradora Odonto , listou seis práticas que são altamente prejudicais para os dentes.

Aplicar muita força ao escovar os dentes

Segundo Rosane, escovar os dentes com muita força machuca a gengiva e danifica o esmalte dentário. “A força não garante dentes mais limpos e ainda pode causar retração gengival, problema que consiste no deslocamento da margem da gengiva e que desencadeia na exposição da raiz do dente. Também é preciso optar sempre por escovas de cabeça pequenas e cerdas macias”. A especialista ainda recomenda trocar de escova a cada três meses ou antes, caso as cerdas estiverem deformadas.

Consumo excessivo de bebidas alcoólicas

A bebida alcoólica contém substâncias que corroem os tecidos da boca, gengivas, bochechas e dentes, diminuindo a produção de saliva. “Essa falta de saliva faz com que a boca fique seca, o que propicia o aparecimento de bactérias. Assim, a chance de desenvolver cáries e mau hálito aumentam consideravelmente”, destaca a dentista.

Tabagismo

Não é segredo para ninguém que o cigarro é um inimigo da saúde e com a boca não é diferente. “Além de deixar os dentes amarelados, o tabagismo causa inflamação gengival, doenças periodontais, mau hálito e é um fator predisponente para o câncer de boca. Ainda pode provocar manchas na língua”.

Roer as unhas

Ato nada higiênico, roer as unhas também é prejudicial para a saúde bucal. “Isso acontece porque debaixo da unha é possível encontrar germes e bactérias que, ao entrarem em contato com os dentes, podem ser passados para a boca e ali se alojar”, explica.

Visitar um dentista somente em casos de urgência

Outro hábito bastante comum, porém equivocado, consiste em ir ao consultório odontológico somente em casos de urgência. “Prevenir é melhor do que remediar, portanto, não espere surgir um problema para consultar o dentista. Essa prática pode evitar o agravamento de uma doença e, consequentemente, um processo doloroso para o paciente”, orienta.

Ficar em jejum por um longo período de tempo

Por fim, a especialista pontua que quando o indivíduo fica muito tempo sem ingerir nenhum tipo de alimento, o organismo começa a liberar ácidos graxos, o que acaba prejudicando a saúde bucal. “Tais substâncias automaticamente geram o mau hálito. Portanto, para evitar esse problema, minha orientação é que a pessoa coma de três em três horas”, finaliza.

FONTE: Rosane Menezes Faria, dentista da Caixa Seguradora Odonto

Categories: Destaque, Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS