Programa Meu Primeiro Negócio seleciona voluntários em Sete Lagoas e região

Programa Meu Primeiro Negócio seleciona voluntários em Sete Lagoas e região

Inscrições para a segunda rodada do programa podem ser feitas até o dia 11 de fevereiro.

Em 2018, o programa Meu Primeiro Negócio contemplará 650 escolas em todo o estado. Para auxiliar na formação empreendedora de jovens do Ensino Médio, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) está com inscrições abertas para voluntários que queiram atuar na iniciativa. Para participar, basta que o interessado preencha o formulário disponível em www.meuprimeironegocio.mg.gov.br com seus dados pessoais até o dia 11 de fevereiro.

Para ser voluntário do programa é necessário ter mais de 18 anos completos até a data de divulgação dos voluntários participantes; ter experiências profissionais e/ou acadêmicas preferencialmente correlacionadas às seguintes áreas de atuação: finanças, negócios, marketing, recursos humanos e produção; identificar-se com iniciativas empreendedoras e com os objetivos do Programa Meu Primeiro Negócio; e ter habilidade para trabalhar com adolescentes e jovens em diferentes ambientes sociais.

O grupo de voluntários é composto em média de cinco pessoas por Miniempresa, sendo divididos nas áreas de produção, marketing, finanças, RH e diretoria geral. Cada grupo de voluntários é responsável por atuar em uma escola, presencialmente, por 12 semanas. O encontro é semanal com duração de 3h30 no contra turno escolar, de acordo com a disponibilidade do voluntário.

Os selecionados receberão um treinamento sobre o programa e serão acompanhados durante as 12 semanas por um agente local e/ou por um professor responsável. Eles serão responsáveis por orientar os estudantes a criar e operacionalizar a Miniempresa; deverão agir como mediadores para garantir o bom relacionamento da equipe. Além de compartilhar sua experiência profissional com os jovens, visando seu aprendizado.

Inscrições abertas para as escolas

As escolas interessadas em participar do Programa também têm até dia 11 para se cadastrar por meio de formulário no site www.meuprimeironegocio.mg.gov.br. Cada escola selecionada terá um projeto no Meu Primeiro Negócio. O grupo de até 40 alunos vai trabalhar de forma cooperativa, desenvolvendo um negócio, sob orientação de um professor da escola e de até cinco voluntários. Na primeira edição do Programa, foram contempladas 120 escolas da rede estadual. Para este ano, serão 650 escolas.

O Programa

Meu Primeiro Negócio é uma iniciativa do Governo de Estado de Minas Gerais em parceria com a Junior Achievement Minas Gerais, capitaneado pela Sedectes em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE). O Programa tem como principal objetivo promover a cultura empreendedora entre estudantes do ensino médio de escolas estaduais. A iniciativa proporciona aos estudantes a experiência prática em negócios, economia e gestão por meio da organização e operacionalização de empresas estudantis. Assim, os jovens terão a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho mais capacitados.

Em Sete Lagoas

No ano passado, 17 escolas estaduais de Sete Lagoas se inscreveram, das quais três foram selecionadas: Edith Furst (bairro Eldorado), Professor João Fernandino Jr (Boa Vista) e Ruth Brandão de Azeredo (Cidade de Deus). Com o sucesso da primeira edição, a expectativa é que mais escolas se inscrevam e sejam selecionadas em 2018. As escolas que já participaram podem se inscrever novamente. Informações: (31) 99737-9014 e marcelo.sander@inovacao.mg.gov.br.

Por Marcelo Sander

Categories: Destaque, Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS