Curso de Medicina é realidade em Sete Lagoas

Curso de Medicina é realidade em Sete Lagoas

Sete Lagoas viveu na tarde desta quinta-feira, 11, um momento histórico. O prefeito Leone Maciel, o reitor da Faculdade Atenas, Hiran Costa Rabelo, e Roberto Costa Rabelo, diretor de Infraestrutura e Estratégia da instituição anunciaram oficialmente, durante solenidade na Prefeitura, detalhes da implantação do curso de Medicina em Sete Lagoas. O vestibular para a primeira turma será realizado no próximo dia 3 de fevereiro. Ainda participaram da solenidade e acompanharam a entrevista coletiva o vice-prefeito Duílio de Castro, o presidente da Câmara Municipal, Cláudio Nacif Caramelo, a secretária municipal de Saúde, Vanessa Lopes Ferreira, vereadores, secretários municipais e representantes da sociedade.

Leone Maciel fez um paralelo com outra conquista para a formação universitária ocorrida em sua primeira administração (2006-2008) reforçando seu apoio irrestrito ao projeto da Faculdade Atenas. “Em 2007, conseguimos trazer a Universidade Federal de São João Del Rei que se juntou a outras importantes instituições de nossa cidade. Agora com a chegada do curso de Medicina, Sete Lagoas se consolida como um dos polos universitários mais importantes de Minas Gerais”, comentou.

O prefeito destacou ainda o importante papel da administração que garante o pleno funcionamento de equipamentos de saúde fundamentais para a população. “Esta é uma meta que estamos cumprindo a base de muito esforço, mas a saúde sempre será uma prioridade em meu governo”, comentou. Leone Maciel ainda revelou que pretende enviar à Câmara Municipal um Projeto de Lei autorizando a destinação de 50% do ISS gerado pela Faculdade Atenas em bolsas de estudos. “Este é um sonho que também vamos transformar em realidade”, disse.

Roberto Costa Rabelo confirmou que a rede de saúde existente em Sete Lagoas facilitou o planejamento das metas e também a criação de uma estrutura para receber o curso e suas demandas. “Buscaremos fazer diferente, temos o objetivo de formar o médico generalista que garanta um atendimento humanizado da população. Prestando assistência desde um UBS até qualquer um de nossos hospitais”, comentou.

O reitor Hiran Costa Rabelo relembrou as etapas da implantação do curso em Sete Lagoas. O processo foi iniciado em 2013 com a escolha do município pelo Ministério da Educação, no total 39 cidades do Brasil foram contempladas. Já a seleção da instituição começou em 2014 e, com uma atuação de 20 anos no mercado, a Atenas foi a escolhida. “Esta é uma conquista por merecimento e esforço de todos. Durante os momentos cruciais contamos com o apoio incondicional do prefeito Leone. Ele sempre tratou esse assunto tendo à frente a bandeira do progresso. Acreditamos na cidade, na região de saúde e na força desse polo liderado por Sete Lagoas”, declarou.

A Faculdade Atenas oferece 50 vagas para sua primeira turma, sendo que 35 serão preenchidas por meio do vestibular tradicional. As outras 15 serão por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) distribuídas assim: 5 Prouni, 5 Fies e 5 para estudantes de Sete Lagoas. As inscrições estão abertas no site www.atenas.edu.br e vão até o dia 28 de janeiro. As provas serão aplicadas no dia 3 de fevereiro na Escola Técnica Municipal. O resultado será publicado no dia 3 de março. A sede da Faculdade Atenas em Sete Lagoas fica na avenida Prefeito Alberto Moura (Perimetral), 6.000, ao lado da fábrica da Bombril.

 

 ASCOM Prefeitura de Sete Lagoas

Categories: Destaque, Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS