PELC é lançado e aumenta leque de opções de lazer para os Sete-lagoanos

PELC é lançado e aumenta leque de opções de lazer para os Sete-lagoanos

O núcleo do PELC em Sete Lagoas já está disponível para toda a população e vai proporcionar muitas formas de lazer para a comunidade ao longo do ano de 2018. O Programa Esporte e lazer da Cidade (PELC), desenvolvido por intermédio da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis), visa proporcionar a prática de atividades físicas, culturais e de lazer que envolvem todas as faixas etárias e as pessoas portadoras de deficiência, estimula a convivência social, a formação de gestores e lideranças comunitárias, favorece a pesquisa e a socialização do conhecimento, contribuindo para que o esporte e lazer sejam tratados como políticas e direitos de todos.

É muito importante frisar que, esse projeto vai além das esferas esportivas, ou seja, não é algo que irá beneficiar apenas os adeptos às práticas de esportes, mas também pessoas que queiram participar de atividades diversas.

O Programa se desenvolve a partir da implantação de núcleos de esporte recreativo e de lazer, sejam eles localizados em regiões urbanas ou rurais, em comunidades e povos tradicionais ou povos indígenas. É no núcleo, considerado centro de convivência social, que as manifestações esportivas e de lazer são planejadas e desenvolvidas. As praças, as quadras, os salões paroquiais, os ginásios esportivos, os campos de futebol e os clubes sociais são exemplos de espaços destinados aos núcleos. Nesses, as atividades de lazer, de esporte, culturais, artísticas e intelectuais acontecem baseadas no princípio da gestão participativa e democrática.

Os dez núcleos implantados em Sete Lagoas foram definidos segundo critérios que objetivaram aumentar a abrangência das atividades e maior acesso de todas as regiões ao programa. Para cada núcleo há um coordenador e 06 agentes sociais. Eis a relação completa:

1) CEU das Artes – Jardim dos Pequis

2) Parque Náutico – Boa Vista

3) Associação da Prefeitura – Boa Vista

4) Escola Técnica (Fumep) – Indústrias

5) Campo do Serrinha – Carmo

6) Campo do Eucalipal (Sub Núcleo E.E. Zico Paiva) – Boa Vista

7) Próximo Passo (espaço disponibilizado pela Iveco) – Cidade de Deus

8) Cramam – Montreal

9) E.M. Dalva Ferreira Diniz – Bernardo Valadares

10) Prédio do Arara – Orozimbo Macedo

Em Sete Lagoas o PELC disponibiliza várias atividades para todas as pessoas a partir de cinco anos de idade. Futebol, natação, vôlei, skate, peteca e dança, dentre outros, já estão liberados e operando dentro de seus respectivos núcleos. Todas as atividades são gratuitas.

O Secretário de Esportes, Marcelo Cooperseltta, comentou sobre o lançamento do programa no Parque Náutico da Lagoa da Boa Vista: “Foi um evento maravilhoso, com várias oficinas de skate, violão, dança de salão e muito mais. Algo inovador que irá aumentar o leque de opções de lazer para os Sete-lagoanos. O lazer irá invadir a nossa cidade. Sempre gosto de lembrar que essa é uma realização da Prefeitura de Sete Lagoas, através do Prefeito Leone Maciel, com todo o apoio da Secretaria de Esportes e Lazer. Agradecemos ao Prefeito pela confiança que foi depositada em nossa equipe”.

Desde o início de seu mandato, o Prefeito Leone Maciel sempre declarou apoio irrestrito ao esporte de Sete Lagoas: “O esporte e o lazer são temas de grande importância para todos nós. Vamos apoiar cada vez mais, trabalhando para a implantação de projetos como o PELC, que tanto contribuem para a melhoria da qualidade de vida do nosso povo”.

As inscrições estão sendo feitas nos polos.  Para efetivar a inscrição é preciso levar a carteira de identidade, cpf e cartão do Sus. Demais informações sobre o PELC podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, localizada na orla da Lagoa da Boa Vista, ou através do telefone: 3771-8165.

Ascom Secretaria de Esporte, cultura e lazer de Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS