Prefeito Leone Maciel recebe visita do Bispo Dom Aloísio Vitral

Prefeito Leone Maciel recebe visita do Bispo Dom Aloísio Vitral

Dois dias após sua posse como novo Bispo Diocesano de Sete Lagoas, Dom Aloísio Pena Vitral, fez uma visita de cortesia ao prefeito Leone Maciel. O encontro foi marcado por um bate papo descontraído e também assuntos de interesse da comunidade.

Dom Aloísio Vitral assumiu o posto que foi ocupado por Dom Guilherme Porto por 18 anos. A transição foi formalizada em uma emocionante celebração no estádio Joaquim Henrique Nogueira, a Arena do Jacaré, no último sábado. O evento contou com a presença de Leone Maciel e caravanas de várias cidades de Minas Gerais.

No encontro desta segunda-feira, 18, o prefeito falou sobre ações de sua administração e ainda destacou o importante papel da Igreja Católica na comunidade. “Sempre fomos parceiros e vamos continuar sendo. Seja bem-vindo ao nosso município e pode contar com nosso apoio em sua importante missão”, comentou.

Dom Aloísio Vitral estava na Diocese de Teófilo Otoni e revelou chegar à Sete Lagoas “de coração aberto”. “Antes era preciso ensinar a pescar, agora pescamos todos juntos”, comentou ao falar sobre sua visão de atuação de Igreja Católica.

O NOVO BISPO – Dom Aloísio Jorge Pena Vitral nasceu em 23 de abril de 1955, no Rio de Janeiro (RJ). Ainda bem pequeno e em companhia dos pais, Newton Gonçalves Vitral, já falecido, e Júlia Pena Vitral, e do irmão mais velho mudou-se para Bom Jardim de Minas (Zona da Mata), onde foi batizado. Em 1958, a família foi para Juiz de Fora e, quando ele tinha apenas 5 anos de idade, mudou-se para Belo Horizonte.

A entrada no Seminário se deu aos 20 anos, em fevereiro de 1976, na Congregação dos padres do Sagrado Coração de Jesus, em Jaraguá do Sul (SC). Cursou Filosofia, de 1977 a 1979, em Brusque (SC) e Teologia, de 1980 a 1983, em Taubaté (SP). Concluiu o curso de Teologia, em 1985, na PUC Minas.

Sua ordenação diaconal foi celebrada em 28 de junho de 1985, na Igreja Santo Antônio, em Belo Horizonte e a ordenação sacerdotal no dia 18 de janeiro de 1986. Padre Aloísio tomou posse na Paróquia de Santo Antônio, em Nova Lima, em 26 de janeiro de 1986, onde permaneceu até 1990.

Assumiu a reitoria do Seminário de Filosofia Emaús da Arquidiocese de Belo Horizonte, de 1991 a 1992. No ano seguinte, em 1993, tomou posse como pároco da Paróquia Santa Efigênia dos Militares, onde permaneceu até outubro de 2005. Nesta paróquia criou a Estação da Vida e desenvolveu um profundo trabalho de espiritualidade. Padre Aloísio foi também Formador Espiritual no Seminário Maior da Arquidiocese. Aos 11 de fevereiro de 2006, foi nomeado bispo-auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e ordenado bispo no dia 25 de março do mesmo ano por Dom Walmor Oliveira de Azevedo. No dia 25 de novembro de 2009, o Papa Bento XVI o nomeou bispo da Diocese de Teófilo Otoni e em 20 de setembro de 2017 foi transferido para Sete Lagoas.

Fonte: Comunicação Prefeito Municipal de Sete Lagoas

Categories: Destaque, Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS