Palestra na Cidade de Deus ensina crianças a prevenirem verminoses

Palestra na Cidade de Deus ensina crianças a prevenirem verminoses

No dia 29 de novembro, acadêmicos da Faculdade Ciências da Vida, orientados pela enfermeira Milene Silva Rodrigues, realizaram, na UBS Cidade de Deus, uma ação voltada para a higiene das crianças. A ação educativa acontece de três em três meses e, neste mês, abordou o tema “Verminoses”.

De acordo com o Ministério da Saúde, as verminoses são causadas por vermes parasitas que se alojam no organismo, podendo se instalar no intestino, fígado, pulmões e cérebro. A contaminação acontece por ingestão de água e alimentos infectados e também pode ser contraída por meio de feridas na pele.

Os principais sintomas das verminoses são dores abdominais, náusea, vômito, diarreia, falta de apetite, perda de peso, anemia e problemas respiratórios.

As crianças são alvos fáceis para as verminoses, já que estão sempre expostas ao contato direto com o solo, pois se sujam em parquinhos, em tanques de areia, em campos abertos, e podem ingerir alimentos contaminados com mais facilidade.

Sabendo disto, a ação educativa teve como alvo as crianças da unidade, para ensinar a como prevenir as verminoses, com o objetivo de orientar as crianças para o autocuidado com seu corpo para reduzir os agravos à saúde.

A palestra foi ministrada de forma lúdica pelos acadêmicos da FCV, e abordaram temas fundamentais para manter uma boa qualidade de vida, ensinando sobre como lavar corretamente as mãos, como lavar os alimentos para o consumo, hábitos de higiene pessoal e cuidados com o corpo.

Para Milene Rodrigues, as crianças precisam dessas orientações para garantir a saúde. “A higiene corporal incluindo a higiene das mãos é de extrema importância para o combate às doenças parasitárias, e essa informação levada de maneira lúdica, cumpre um papel transformador na vida dessas crianças”, explicou a enfermeira.

A secretária de Saúde Vanessa Lopes acredita que ações como essa têm o poder de levar mais qualidade de vida não só às crianças, mas também às suas famílias. “As crianças têm um enorme potencial multiplicador da informação. O que aprendem na escola, ou em palestra como a promovida na UBS Cidade de Deus, levam para dentro de suas casas e esses bons hábitos são, naturalmente, absorvidos por toda a família”, afirma.

Crianças aprendendo a higienizar as mãos corretamente.

Fonte: Comunicação Prefeitura Municipal de Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS