Atenção Primária realiza treinamento para Auxiliares de Serviços Gerais

Atenção Primária realiza treinamento para Auxiliares de Serviços Gerais

Foi realizado no dia 13 de novembro, um treinamento para prestadoras de Serviços Gerais que atuam na Atenção Primária e Secundária da Secretaria Municipal de Saúde de Sete Lagoas. O treinamento aconteceu coordenado pela enfermeira Andréa Reis e ministrado pela enfermeira Giulliana Ferrari Lima da CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar) do Hospital Municipal Monsenhor Flávio D’Amato, com o intuito de passar conhecimento e esclarecer dúvidas sobre a forma como o serviço é prestado, a fim de padronizar as ações das auxiliares.

Anteriormente, esse treinamento aconteceu com os auxiliares de Serviços Gerais da UPA e para dar continuidade ao treinamento, durante todo o dia no CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), foi realizado para os auxiliares dos postos de saúde, das Unidades Básicas de Saúde, do CEAE (Antigo CVV – Centro Viva Vida) e PA do Belo Vale.

Na palestra ministrada pela enfermeira Giulliana Ferrari, os servidores receberam informações sobre os cuidados durante a realização de higienização das unidades como classificação dos tipos de resíduos, descarte correto para materiais pérfurocortantes, uso de equipamentos de segurança (EPI’S), cuidados pessoais como manter o cabelo preso e unhas cortadas e hábitos legais durante o período de serviço, além da técnica correta para higienização das mãos.  “Esse treinamento é muito importante para os profissionais para que eles desempenhem seu trabalho de forma correta, evitando transmissão de infecções e para que eles tenham mais segurança durante a realização de seu trabalho. Queremos que essa capacitação seja uma forma de crescimento pessoal e profissional”, explica a enfermeira.

A enfermeira Andréia Reis, afirma que há planos do Setor de Capacitação da Secretaria de Saúde para o próximo ano. “Nosso objetivo é de capacitar não só os médicos enfermeiros, mas toda a equipe da Secretaria de Saúde e avançamos com isso esse ano, com os treinamentos já realizados para os Atendentes de Portaria. Temos treinamentos previstos para o ano de 2018 e iremos nos empenhar para que estes treinamentos sejam constantes, pois queremos que estes profissionais sempre estejam absorvendo novos conhecimentos”, disse a enfermeira. “Para oferecermos serviços de qualidade para a população, o caminho passa, inevitavelmente, por iniciativas como essa. É de fundamental importância investir em qualificação para os nossos profissionais”, completou a secretária de Saúde Vanessa Lopes.

Categories: Destaque, Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS