Por intervenção do deputado Douglas Melo, Sete Lagoas permanece com o tratamento oncológico

Por intervenção do deputado Douglas Melo, Sete Lagoas permanece com o tratamento oncológico

O mês de outubro é marcado pela campanha Outubro Rosa, para lembrar a sociedade do tipo de câncer que mais acomete as mulheres no mundo e o segundo no Brasil: o câncer de mama. Responsável por 28% dos casos da doença, segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), pode ser prevenido através de mudanças de hábitos de vida como: prática regular de atividades físicas, controle de peso, alimentação saudável, consumo moderado de bebidas alcoólicas e abstenção do tabagismo. A campanha Outubro Rosa também ressalta a realização do autoexame, para que a doença seja diagnosticada precocemente e, assim, aumentar as chances de cura.

Para mulheres de Sete Lagoas e região, a permanência do tratamento oncológico no município é a segurança de que os casos de diagnósticos da doença não fiquem sem os cuidados médicos necessários. No final de 2015, a cidade se alarmou com a possibilidade de ter os serviços de tratamento oncológico descredenciados do SUS. Para que isso não ocorresse, o deputado Douglas Melo interviu junto a diversas autoridades da área da saúde, solicitando formalmente a permanência do tratamento de câncer em Sete Lagoas.

Secretário de Atenção a Saúde (SAS) do Ministério da Saúde, Francisco de Assis Figueiredo, deputado Federal Rodrigo Pacheco e deputado estadual Douglas Melo, em reunião em junho de 2016.

O deputado se reuniu com o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, em Brasília, acompanhado do deputado federal Eros Biondini. O problema foi solucionado no final do mês de junho de 2016, quando Douglas Melo se reuniu com o secretário de estado do governo de Minas, Odair Cunha. Que em nome do governador e atendendo ao pedido do parlamentar e de vários prefeitos da região, confirmou o credenciamento da cidade para tratamento oncológico. O anúncio foi reforçado mais tarde pelo governo federal através do Secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Francisco de Assis Figueiredo.

Douglas Melo também aderiu à campanha Outubro Rosa, divulgando cuidados de prevenção do câncer de mama em suas redes sociais. “Convido você a participar desse movimento também. Cuide da sua saúde. A melhor forma de lutar contra essa doença é se prevenir. Faça o autoexame por você e por todos que você ama”, foi o convite feito parlamentar.

Da redação com Ascom.

Categories: Destaque, Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS