Obesidade Cerebral

Obesidade Cerebral

Vivemos em uma era de informação e conhecimento tão grande, que apesar de tanto acesso, parece que muito do conhecimento tem se perdido no caminho, mas porque será que  essa vem acontecendo nas nossas vidas? Na chamada era da informação, uma criança com  acesso  a internet  hoje  recebe mais informações que  uma criança de um século atrás mesma faixa etária, será que isso é saudável?

Você sabe o que isso significa, na pratica… Muita informação, conhecimento, e pouca prática. É como se tivéssemos um Windows 10 rodando em DOS, sim estamos vivendo em uma  era de uma sociedade de obesos em termos cerebrais, eu já fui um inclusive!

Vivemos em uma era  bastante rasa, como diria um dos grandes filósofos do nosso Zygmund Bauman, vivemos em uma era liquida, onde nada foi feito para durar.Apesar de termos muitas informações  e consequentemente conhecimento, pouco é de fato colocado na nossa prática rotineira  não usamos o conhecimento para gerar movimento, compartilhamos muito pouco, esse encaixe mente e corpo está cada dia mais defasado.Nós nos tornamos arrogantes e obesos cerebrais por causa desse conhecimento adquirido que se transforma em gordura cerebral, esquecemos que  ideias e conhecimento sem ação não servem pra nada apenas para ocupar espaço.

Hoje na nossa rotina estressante e padronizada, vivemos horas estudando, lendo, realizando cursos de mudança comportamental, todos possíveis, mas não conseguimos colocar nada em prática, e na sequencia já buscamos o próximo curso, não movimentamos esse conhecimento, e esse  inicialmente‘’tecido’’ cerebral, logo se torna ‘’ gordura cerebral’’.

A ‘’Obesidade Cerebral’’ impede  sim o nosso sucesso, atrapalha sua saúde, gera ansiedade, e nos trava  quando precisamos realizar mudança.Essa situação acontece porque,desde de mais novos, somos educados e  orientados que  quanto mais  estudarmos de forma acadêmica,como cursos superiores, MBA, Mestrado e Doutorado, mais teremos sucesso, mas não é bem assim,o mercado e o mundo continuaram em movimento enquanto que você investia horas estudando para tirar notas excelentes esse padrão só é finalizado quando percebemos o fracasso desse modelo.Já vivi essa situação, quando em um dos momentos de maior  mudanças em minha vida, mesmo com tanto estudo, cursos,leituras e formações,percebi que algo não estava fluindo em minha vida. Era esse distúrbio contemporâneo,  atrapalhado minhas mudanças e  então comecei a me movimentar!

Agora imagine que todos os conteúdos que você estudou e não foram colocados em prática, provocaram o acumulo de muitos tecidos gordurosos em sua mente, contribuindo ainda mais para a “gordura em seu cérebro”, algo que contribui para a chamada ‘’Obesidade Cerebral.’’

Sabe quais são os efeitos para quem vive esse distúrbio? falta de coragem, insegurança,vitimismo, muito conhecimento, ansiedade e pouca execução, falta de fluidez, cérebro pesado com muita gordura para processar, fluxo de movimento e execução baixo e inércia entre outros sintomas. Você não pode colocar um motor de Ferrari em um fusca!

Essa situação me levou, a um cenário de inércia mental,  comecei a sofrer de um vitimismo incrível e uma conexão a um circulo vicioso que impedia meu crescimento, foi necessário adotar uma nova filosofia de vida em minha vida, foi necessário usar ferramentas como a meditação, conversas, atividade física, paciência, a filosofia é de ser um ‘’biohacker ’’ em minha vida, dessa forma a obesidade cerebral foi gradualmente reduzida.

Muitas pessoas não usam esse combustível fantástico que é o conhecimento para transformar seus sonhos em realidade. Mas então o que falta fazer?

Sucesso não tem nada a ver com conhecimento que você adquiriu, e sim movimento que você produz com conhecimento adquirido, com ele você se torna melhor, você consegue construir assim uma nova versão sua, transformando a gordura cerebral em músculos, que geram oxigenação cerebral e te ajudam a mostrar novas e incríveis soluções. Dessa maneira você para superá-la suas crenças limitantes e finaliza padrões que temem a se repetir. É necessário atingir um esgotamento pessoal tão grande, capaz de  provocar em você a coragem necessária para realizar essas mudanças. Previna-se da Obesidade Cerebral coloque seu conhecimento em prática!

Sobre o autor

COMENTÁRIOS