Setembro Amarelo: Falar sobre o assunto é a fundamental para prevenir

Setembro Amarelo: Falar sobre o assunto é a fundamental para prevenir

O mês de setembro é voltado para a reflexão de um tema que a ficou muito tempo abafado em nossa sociedade: Suicídio. A campanha “ Setembro Amarelo” é um convite ao ouvir o clamor de tantas pessoas que sofrem em silêncio. Desde 2014 o Brasil participa da Campanha que tem o objetivo de prevenir os casos de suicídio.

Conhecer mais sobre o problema ajuda-nos a  aprender a lidar com as situações. Você sabia que mais 90% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais?

Depressão, , dependência de álcool), esquizofrenia (14%) e transtornos de personalidade estão entre as causas. Mas há outros fatores relacionados como histórico familiar, poucos vínculos sociais e solidão, desemprego, traumas e episódios de abuso ou maus tratos na infância, entre outros. O Suicídio é desencadeado por uma junção de fatores internos e/ou externos ao final de um processo.

Embora as mulheres seja m mais acometidas pela depressão, em geral, os homens são mais propensos ao suicídio. Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 800 mil casos são registrados por ano no mundo .  O suicídio é a segunda principal causa da morte de jovens com idade entre 15 e 29 anos.

Debater abertamente o assunto é quebrar um tabu de anos. Falar sobre um problema evidente pode ajudar  a prevenir ações extremas como o suicídio. O apoio emocional é uma ferramenta  de prevenção. muito importante. A inclusão e participação em grupos de convício, também é fundamental.

Existem hoje grupos que trabalham no sentido de dar suporte social a pacientes . O Centro de Valorização da Vida oferece serviço gratuito de prevenção ao suicídio. A CVV em parceria com a Pfizer neste mês promovem e reforçam a campanha de prevenção ao suicídio.

“O apoio emocional e o estimulo à inclusão em grupos e vivências sociais que valorizem a pessoa são fundamentais”, afirma Robert Paris  Presidente do CVV.

“Vale destacar que estamos falando de doenças para as quais existe tratamento, o que significa que o suicídio, em grande parte, pode ser prevenido a partir da adoção de medidas adequadas”, explica o diretor médico da Pfizer, Eurico Correia.

A equipe de voluntários fica disponível para acolher e atender qualquer pessoa que busque apoio emocional, sempre de forma sigilosa, seja de forma presencial, em algum posto do CVV, ou por telefone (141) e canais da instituição na internet (chat, skype e e-mail), que podem ser acessados por meio do site http://www.cvv.org.br/.

Por Redação

Informações CDN comunicação

 

Sobre o autor

COMENTÁRIOS