Seja voluntário no Programa Meu Primeiro Negócio! As inscrições terminam sexta-feira, dia 25

Seja voluntário no Programa Meu Primeiro Negócio! As inscrições terminam sexta-feira, dia 25

Lançado este mês pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), o Meu Primeiro Negócio, parte de seu programa Minas Digital. A iniciativa, realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE), tem como objetivo promover a cultura empreendedora entre alunos do ensino médio de escolas públicas estaduais.

No programa os jovens estudantes vão experimentar práticas nas áreas de negócios, economia, gestão e operacionalização de empresas. Serão 12 encontros semanais com duração de 3h e 30min, de setembro a novembro. Os estudantes serão acompanhados de monitores e voluntários (das áreas de marketing, finanças, recursos humanos e produção), que vão ajudar a ensinar conceitos como livre iniciativa, mercado, produção e comercialização.

Voluntários

A fase da pré-seleção de escolas estaduais terminou na última semana e Sete Lagoas foi a terceira cidade com mais escolas interessadas no estado, com 16 pré-inscrições. O resultado definitivo das escolas selecionadas será anunciado ainda esta semana. É preciso que os interessados em ser voluntários se cadastrem no link: bit.ly/mpn-voluntarios.

Os requisitos para ser voluntário do programa são:

– Ter mais que 18 anos completos até a data de divulgação dos voluntários participantes do programa.

– Ter experiências profissionais e/ou acadêmicas preferencialmente correlacionadas às seguintes áreas de atuação: finanças, negócios, marketing, recursos humanos e produção.

– Identificar-se com iniciativas empreendedoras e com os objetivos do Programa Meu Primeiro Negócio.

– Compromisso com os valores e princípios do trabalho voluntário.

– Habilidade para trabalhar com adolescentes e jovens em diferentes ambientes sociais.

Em Sete Lagoas, os voluntários que forem universitários poderão pleitear horas acadêmicas junto à instituição, além de receberem, ao final, certificado de participação da Junior Achievement, uma das maiores organizações não-governamentais do mundo na área de empreendedorismo.

O resultado dos voluntários participantes será divulgado até o dia 30 de agosto. Para saber mais, acesse a Cartilha do Voluntário em: http://www.minasdigital.mg.gov.br/assets/primeiro-negocio/edital/cartilha_voluntario.pdf

Seleção 

O edital vai selecionar até 62 escolas públicas e as atividades serão extracurriculares, no contraturno escolar. Cada escola contará com um projeto do programa, no qual até 40 alunos, de forma colaborativa, vão desenvolver a proposta de negócio durante as 12 semanas. Para tanto, estarão divididos em equipes, por área de atuação.

Metodologia

Para ensinar aos jovens a prática empreendedora, o programa Meu Primeiro Negócio é baseado no método “aprender fazendo”, que pressupõe a interação dos conteúdos teóricos e práticos para promover uma educação experiencial.

Em parceria com a Junior Achievement, serão trabalhados quatro eixos: aprender a ser, aprender a conviver, aprender a fazer e aprender a aprender. Os estudantes vão passar pela idealização e operacionalização do negócio, além da etapa de encerramento. Durante o programa, os projetos também serão expostos na Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (Finit), entre outubro e novembro de 2017. Os alunos que se destacarem em suas escolas poderão ser selecionados, ao final, para receberem apoio e mentorias, a fim de darem continuidade ao empreendimento.

Resultados previstos

A expectativa é a de que, no total, o programa atinja mais de 20 mil alunos mineiros e mobilize 2,6 mil professores e voluntários. Ao todo, serão 59 municípios beneficiados e serão desenvolvidos 670 negócios. O Meu Primeiro Negócio vai atuar por mais de 140 mil horas, levando educação empreendedora por todo estado.

Da redação com Ascom.

Sobre o autor

COMENTÁRIOS