Sete- lagoana vai para a Bélgica discutir o futuro da alimentação

Sete- lagoana vai para a Bélgica discutir o futuro da alimentação

O  Youth Ag-Summit 2017 está em sua 3ª edição e vai reunir 100 jovens do mundo todo em Bruxelas. Cerca de 1,2 mil candidatos de diversos países se inscreveram para o evento. O objetivo é levantar reflexões e propostas para reduzir o desperdício de alimentos e aumentar a segurança alimentar. A estudante de Relações Internacionais, Tamires Lacerda de 22 anos, está entre os 5 brasileiros selecionados para a convenção na Bélgica para discutir a alimentação do futuro.  O evento é promovido pela Bayer a cada 2 anos. Conversamos com a  jovem para saber a respeito da proposta da convenção e das perspectivas de sua participação.

Metropoli: Como ficou sabendo da proposta? O que a motivou a se inscrever?

Tamires Lacerda: Fiquei sabendo do projeto por uma amiga. No processo de seleção tinha que enviar uma redação com o tema “Como alimentar um planeta faminto?” .  Comecei a estudar o tema . Quando montei o texto usei de minha experiência em morar sozinha . Uma grande inspiração foi minha experiência durante um intercâmbio de 10 meses na Suécia, onde atuei na Cruz Vermelha.

M: Qual foi a sua reação ao saber que havia sido selecionada?

TL: Fiquei surpresa. Foi um ótimo momento. Comecei a estudar mais o tema . É algo que vai trazer benefício a todos.

M: Como o evento contribui com a sociedade?

TL:  Um dos objetivos é acabar com a fome. A ideia é evitar desperdício de alimentos durante a produção.  Serão 100 jovens presentes , cada um com um histórico e em um contexto diferente. Ter esse diálogo é importante para criar uma abordagem construtiva, respeitando as questões culturais e individuais de cada país.  As propostas levantadas serão entregues para a ONU.

 

M: Isso vai contribuir para trazer novas perspectivas para o Brasil.O combate a fome é um tema que vem sendo trabalhado há tempos pela ONU . O que essa convenção traz de novidades e de esperança em soluções?

TL: O trabalho de combate a fome envolve quebra de regras. Precisamos pensar nas estruturas. Esse tema ficou mais latente na atualidade. Precisamos pensar em uma distribuição igualitária, onde todos tenham acesso a alimentação de qualidade.

M: Para você, de início, quais são os caminhos?

TL: Precisamos pensar em alternativas para os países não desenvolvidos. Precisamos  pensar em um desenvolvimento de forma sustentável. Aproximar os agricultores, os produtores das hortas locais e incentivar para que a população dê preferência aos orgânicos.

M: Para quando voltar da Bélgica, você já tem planos para trabalhar o tema aqui?

TL: De imediato penso em criar um blog ou algo semelhante que seja acessível a todos. Criar um espaço de troca de experiências que ajude a criar um ambiente que propicie colocar o tema como prioridade para o século 21.

O Youth Ag-Summit 2017 é fruto de uma parceria da Bayer, com as associações belgas de agricultores Groene Kring e Fédération des Jeunes Agriculteurs.

Sobre o autor

COMENTÁRIOS