O vilão silencioso

O vilão silencioso

Problemas com colesterol afeta quase metade da população brasileira. A doença está relacionada diretamente com os casos de infartos e derrames. O dia 8 de Agosto foi instituído o Dia Nacional do Combate ao Colesterol que pode levar a morte. Alimentação inadequada, sedentarismo, estresse e tabagismo são algumas causas da elevação do nível de colesterol.Outra situação causadora é histórico familiar. Pessoas que já tem casos de colesterol alterado na família estão mais propensas a desenvolver a doença.

O problema é silencioso! Nestes caso o melhor remédio é a prevenção. Fazer exercícios regularmente (ao menos 3 vezes por semana) e manter uma alimentação balanceada ajudam a evitar ser surpreendido pela doença.Para quem já possui altos níveis de colesterol, é importante também fazer acompanhamento alimentar rotineiro com o consumo de alimentos saudáveis.

 

Além disso, é importante fazer consultas regulares e realizar os exames necessários. O exame de sangue é a única maneira de analisar como está o seu nível de colesterol no organismo. O colesterol é um tipo de gordura que está presente em grande parte dos alimentos. Ele se divide em dois tipos:

LDL: Ou mau colesterol: É Absorvido pelos vasos sanguíneos e gera a placa de gordura que causa obstrução.

DLD, ou bom colesterol: Responsável por retirar o colesterol ruim da parede do vaso e o leva para o fígado onde é metabolizado.

 

Sobre o autor

COMENTÁRIOS