Curso técnico ou Superior?

Curso técnico ou Superior?

Nossa vida é pontuada por escolhas e com os estudos não é diferente. É preciso pesquisar, buscar informações e então refletir para, enfim, fazer a melhor escolha.

Não há dúvidas de que o ensino técnico é uma boa complementação para o ensino médio tradicional. Hoje, podemos observar uma grande demanda por profissionais de nível médio em diversos eixos tecnológicos e os cursos técnicos são a alternativa para quem deseja maior rapidez na hora de ingressar no mercado, pois sua duração é de 2 anos. A vantagem dessa escolha é que você poderá, futuramente, optar por um curso superior, estando já com o emprego e uma renda para custear os seus próprios estudos. Mas, até que ponto o ensino técnico pode ser considerado como uma alternativa para o ensino superior? Vale a pena fazer faculdade?

Os cursos técnicos são ligados basicamente aos aspectos práticos de determinada atividade, oferecendo conhecimentos mais objetivos. Já os cursos superiores se caracterizam pelo conhecimento mais abrangente de um determinado ramo de atividade humana. Por essa razão, exige mais tempo de preparação e estudo.

O diferencial de salário médio associado ao ensino superior é de quase três vezes mais do que as pessoas com ensino médio completo. Mesmo quando levamos em conta os custos diretos e indiretos para cursar uma faculdade, o retorno econômico ainda é bastante elevado quando se opta pelo curso superior.

Outra alternativa importante para o jovem que terminou o ensino médio e quer continuar estudando é a graduação tecnológica. Esses cursos duram de dois a três anos, geralmente em áreas técnicas específicas e também conferem o diploma de graduação. Os dados disponíveis mostram que não há diferença significativa de salário entre os tecnológicos e os formados nos demais cursos de ensino superior.

Obviamente, isso não significa que devemos abrir mão da expansão dos cursos técnicos de qualidade, como uma alternativa para a formação dos jovens que não querem cursar uma faculdade. Sendo este o seu objetivo, dê prioridade a Instituições de Ensino reconhecidas no mercado.

“O jovem sai do ensino médio sem experiência, mas já em idade de se inserir no mercado de trabalho. Fazendo um curso técnico, que é de menor duração, ele se torna apto mais rapidamente. Outra vantagem é que o curso técnico acaba sendo mais prático, a teoria é sintetizada e o exercício direcionado ao mercado atual abre um espaço amplo para os novos técnicos. Além disso, as empresas valorizam esse profissional por causa das habilidades que adquiriu na sua formatação, tornando-os capazes de executar quase todas as funções de um graduado, por um custo menor. “ Socorro Carvalho

Maria do Socorro Carvalho é Pós-Graduada em Gestão Pública Municipal, Bacharel em Administração de Empresas e Técnica em Contabilidade, atua como professora de cursos técnicos no Cefap desde 2010.

 

“Em suma, a diferença entre Curso Técnico ou Superior reside no nível de qualificação e aprofundamento teórico. O importante a considerar é o nível de investimento econômico da região e aquecimento do mercado para a área desejada. Hoje, grandes centros urbanos carecem de profissionais superiores e especializados, oferecem oportunidades mais atraentes e consequentemente melhor remuneração. “ Suellen Lima

Suellen Lima é Especialista em Gestão de Marcas e Identidade Corporativa pela PUC Minas e Marketing Management na Alctel Telecomunicações.

 

 

Sobre o autor

COMENTÁRIOS