Sem o noivo no altar a noiva não sai de lá casada!

Sem o noivo no altar a noiva não sai de lá casada!

Em outras épocas, o casamento seguia um tradicionalismo bem diferente de hoje. Quando os noivos decidiam se casar as funções já estavam bem definidas: O pai da noiva era responsável por bancar as despesas do casamento como a recepção por exemplo. Ao noivo cabia arcar com os custos da moradia. E desde que o mundo é mundo, a noiva tem sido destaque neste tipo de evento. A sociedade mudou, regras caíram, as mulheres adquiriram direitos nunca antes imaginados. Mas algo não mudou! As noivas continuam a ser as estrelas do casamento. Mesmo que hoje as despesas do casamento sejam dividas, as mulheres continuam a ser o centro das atenções antes e durante o casamento. Cabe a elas todas as escolhas e decisões do grande dia. Mas por que?  Por que causa, razão ou circunstância o noivo não participa ou não recebe a devida atenção?

Esse foi o pensamento do publicitário Dudu Teruszkin, de 27 anos. Seu pensamento gerou o projeto Noivo Terapia com o intuito de engajar os noivos em suas cerimônias.  A página no facebook já tem mais de 336 mil curtidas, as postagens contam com uma média de 2 mil reações. O projeto vem dando tão certo que vai virar um livro lançado no dia 23 de Agosto.


Dudu Teruszkin, 27 anos, publicitário.

 

 

 

 

 

 

 

 

Conversamos com Dudu, para saber um pouco mais sobre as maneiras de engajar os noivos. Confira!

Metropoli: Como surgiu o Noivo Terapia?

Dudu Teruskin: O Noivo Terapia foi criado no dia 9 de junho de 2015. Criei porque fiquei indignado com o fato de ninguém dar a devida importância ao noivo. Voltei de um evento, onde só a minha noiva era abordada e recebia atenção, e mesmo eu pagando boa parte do casamento, ninguém queria se comunicar comigo! O objetivo principal é mudar o conceito pré-estabelecido na nossa sociedade de que casamento não é coisa de homem. Isso é um reflexo do machismo entranhado na cabeça das pessoas, que deve ser combatido diariamente. Para mim homem pode e deve sonhar com o casamento, os fornecedores têm o dever de se comunicar também com os noivos e as noivas (como a minha fez) de incentivar a participação dos seus futuros maridos na construção desse sonho.

M: Como você reagiu a repercussão gerada?

DT: É claro que fiquei muito feliz, mas até hoje, quando olho para os números (esse mês foram 39 milhões de pessoas alcançadas) fico meio boquiaberto, sem acreditar que tanta gente compartilha dos mesmos pensamentos que eu e compra meu barulho!

M: Houve dificuldades ao iniciar este trabalho?

DT: Na verdade o início foi bem orgânico, e isso se permeia até hoje. Eu que crio, posto e respondo tudo por lá! No início muita gente achava que esse meu pensamento era quase que uma utopia, que não iria dar certo, mas tudo isso foi rapidamente engolido pela montureira de gente que começou a compreender minhas postagens!

M: Para você, qual a maior dificuldade em engajar o noivo? Fazer com que o noivo participe, demonstrando que ele também pode e deve participar? Ou as próprias mulheres que tomam frente e não dão espaço?

DT: Isso, ao meu ver, é uma questão cultural. Desde sempre homens ouvem que casamento é coisa de mulher. E antigamente, as pessoas casavam mais cedo do que hoje em dia, o que afastava ainda mais o noivo de participar dos preparativos para o casamento! Esse papel era ocupado pela mãe da noiva. Com o tempo passamos a casar mais velhos um pouco, é com isso adquirimos mais personalidade e evolução profissional! Por isso passamos a pagar nossos casamentos, e esse é o ponto de transição, onde o noivo começa a assumir um papel mais dominante e a mãe da noiva começa a sair de cena. Porém para engajar o noivo, a principal coisa a fazer é demonstrar a importância desse projeto e de como ele é fundamental na conclusão do mesmo.

Dudu Teruszkin e Mariana Almeida Teruszkin celebraram o casamento em Junho de 2016.

M: Como sua noiva reagiu a sua participação e apoio na organização do casamento?

DT: Ela adorou! Me ajudou e incentivou muito a participar de tudo, do buffet as forminhas de doce!

M: Para você, qual a parte mais difícil ao se preparar para o casamento? Quando iniciou os planejamos houve algo que você descobriu que era apenas mito?

DT: A parte mais difícil é o planejamento financeiro. Isso porque não é somente o casamento, é também a lua de mel, a casa nova, e isso tudo junto, onera muito o casal. Por isso se planejar para esse dia é fundamental! A carga de responsabilidade é enorme! Não adianta termos 5 horas de sonho, para ter o resto da vida de pesadelos, afogado em dívidas! O maior mito quando falam que o noivo é um mero coadjuvante! Sem o noivo no altar a noiva não sai de la casada!

M: Durante o planejamento qual a fase que te deixou mais alegre?

DT: No casamento, foi quando fechamos o primeiro fornecedor, mais especificamente o salão! Ali vimos que nosso sonho iria sair. Mas o processo como um todo é muito feliz!

M: Sobre o livro: O que aborda?

DT: O livro é um passo a passo para o leitor entender como realizar o casamento dos seus sonhos! Basicamente eu mostro como eu e minha esposa, duas pessoas completamente normais, fizemos para concluir essa etapa tão maravilhosa!

M: Houve dificuldades em alguma etapa?

DT: O livro fluiu super bem, pois estava tudo muito fresco na minha cabeça!

M: Quando será o lançamento?

DT: O lançamento será dia 23 de agosto, as 18:30 na Livraria da Travessa do Shopping Leblon, no Rio de Janeiro! A venda será a nível nacional, e a sessão de autógrafos ainda está sendo definida!

Para conhecer mais sobre o Noivo Terapia, acesse:

Site: http://www.noivoterapia.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/noivoterapia/

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCQrDOq–YLZiMHcJRfSHQJw

Categories: Brasil e o mundo, Destaque

Sobre o autor

COMENTÁRIOS