SAAE apresenta ações e obras do primeiro semestre

SAAE apresenta ações e obras do primeiro semestre

A frente do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) desde Abril deste ano, o Diretor  Arnaldo Nogueira apresentou a imprensa local,  na manhã desta quarta-feira (2/8), as principais atividades desenvolvidas ao longo destes meses. Foram apresentados o Diretor Administrativo e Financeiro, Geraldo Donizete e o Engenheiro Jairo Batista, da empresa JVA Consultoria, contratado nesta gestão para auditar as obras da Estação de Tratamento de Água Rio das Velhas. Na oportunidade, Nogueira falou das prioridades de sua gestão . Além de solucionar a falta de água  em diversos bairros de Sete Lagoas e oferecer água de qualidade para a população, trabalha para diminuir o número de consumidores em débito com o SAAE. Dentro das ações de estratégias, destacam, o facilitamento o pagamento de consumidores de baixa renda, através de parcelamento a longo prazo, em até 60 meses ( de acordo com a condição social do usuário), foi o cancelamento de contratos com grandes empresas, e executando os trabalhos com a equipe do SAAE,  reduzindo custos, e motivando os funcionários de carreira.

Ainda em Abril foi publicado decreto de Emergência que facilitou a compra de materiais, assim como a contratação de serviços necessários.  Com isso diversas obras importantes  foram inciadas com o intuito de melhorar o abastecimento de água.

Como prioridade, o SAAE trabalha para efetuar os reparos  na Estação de Tratamento de Água para que atinja sua capacidade contratada (490l/s). Ainda há projeção da construção de um reservatório  8.000m3 no Morro São João, reduzindo seu custo de operação, e aumentando a reserva de água para
toda a região servida pelo Sistema. Outra obra de relevância é a construção da Unidade de Tratamento de Resíduos (UTR), em planejamento para o próximo ano.

O presidente destacou ainda vários obras concluídas ou em fase final:

 

  • LAGOA BREJÃO – NOVO POÇO / SISTEMA CDI

Novo poço tubular profundo foi perfurado na região da Lagoa Brejão e os testes apontaram a excelente marca de 130 m³ de água/hora (130 mil litros/h). Esta água será enviada para a Estação Elevatória de Água (EEA) CDI e vai melhorar o abastecimento nos seguintes bairros e adjacências: CDI I e II, São Sebastião, Progresso, Morro do Claro, Parque das Nogueiras e condomínios Da Vinci e Ermitage. Com a conclusão do projeto o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) vai por fim à concentração de água com ferro e manganês que hoje é detectada nos poços que abastecem estas regiões.

 

  • INTERLIGAÇÃO DO SISTEMA MUCURI

 

O SAAE trabalha forte na preparação da Estação Elevatória de Água (EEA) – Mucuri, no Centro, para a instalação de um novo motor e substituição de outro para bombear água que será enviada para o Sistema Jardim Arizona. Interligações que foram realizadas no Centro, na região dos reservatórios do bairro Cemig e também na Avenida Perimetral, integram o projeto. O objetivo é suprir o abastecimento nos bairros Mangabeiras, Recanto da Serra, Jardim Arizona e adjacências.

 

  • BAIRRO DO CARMO

 Com interligação do sistema, abastecimento via poços tubulares profundos e o suporte da água captada do Sistema Rio das Velhas, o SAAE vai conseguir manter os três reservatórios localizados no bairro do Carmo – na Avenida Aimorés – abastecidos. Somados, são 850 m³ de água que serão destinadas para atender de maneira satisfatória os seguintes bairros: Carmo, São Francisco, Portal da Serra, Santa Rita, Manoa e Nossa Senhora das Graças.

 

ADUTORAS MONTREAL

O SAAE trabalha na interligação de adutoras no bairro Montreal para abastecimento daquela região com água captada do Sistema Rio das Velhas. As obras passaram pelo CDI, Avenida Renato Azeredo (Horto Municipal) sentido o bairro. O objetivo é acabar com o alto índice de concentração de ferro e manganês encontrado atualmente na água que é captada em poços dedicados ao abastecimento da localidade. Bairros beneficiados: Montreal, Monte Carlo, CDI e CDI II, Morro do Claro até o São Cristóvão.

 

  • BAIRRO PLANALTO

 

O SAAE construiu 300 metros de rede de 85 mm que vai dos reservatórios do bairro até as ruas que ainda não possuem o sistema adequado para atender os moradores. O objetivo é evitar que toda a água destinada ao bairro atenda somente a parte mais baixa do Planalto, equalizando desta forma o abastecimento de toda a região. Também foi instalado um novo reservatório (de 30 mil litros) na parte mais elevada do bairro. Já existem outros dois reservatórios, de 500 mil litros cada, que atendem a localidade. Com estas providências e mais o funcionamento da nova elevatória de água do JK, que vai bombear água do Sistema ETA – Rio das Velhas, o SAAE vai sanar de vez o abastecimento daquela localidade.

  • RESERVATÓRIOS DO SÃO JOÃO

O SAAE entregou mais uma obra de grande porte: ampliação em 400 mil litros de água reservada para abastecimento do bairro São João e adjacências.  O projeto faz parte de uma correção que impedia que os reservatórios que compõe o complexo de abastecimento do São João permanecessem cheios em sua capacidade máxima. Com a expansão do Sistema Rio das Velhas – captação de água superficial – até o local, serão garantidas dessa forma mais 400 mil litros de água para os moradores.

Com todos os reservatórios abastecidos, o saldo é extremamente positivo: 2,4 milhões de litros de água reservados, 40 mil pessoas beneficiadas e cerca de 22 bairros com mais água. São eles: Aeroporto/Funcionários, Aeroporto Industrial, Alex Paiva, Boa Vista, São João, Fátima, Braz Filizola, Esperança, Bom Jardim Glória, Interlagos, Jardim Amélia, Jardim Europa, New York, Olinto Alvim, São Pedro, Luxemburgo, São Vicente, Montreal I e II, Canda I e II, CDI e Monte Carlo.

  • ABASTECIMENTO DE PIPAS

 Já está em operação o ponto de carregamentos de caminhões pipa – para uso interno e externo – localizado a 800 metros antes da antiga ponte de carga (Cidade de Deus).  Com maior vazão (600m³/dia), todos os carregamentos internos e comercializados estão sendo executados no local, que também conta com estrutura para receber caminhões de grande porte e bi-trens. Dessa forma, o SAAE busca suprir em tempo hábil as necessidades de áreas com demanda interna e o consumo particular e/ou empresarial, estes comercializados. Além deste, novo posto de abastecimento de pipas já funciona no reservatório localizado bairro Aeroporto.

Da Redação

Fonte: SAAE

 

Sobre o autor

COMENTÁRIOS