UBER cai nas graças dos Sete- Lagoanos

UBER cai nas graças dos Sete- Lagoanos

O UBER é uma empresa privada de transportes de passageiros.  Está presente no Brasil desde 2014  e vem ganhado espaço e força. Recentemente o serviço passou a ser ofertado em Sete Lagoas e tem caído nas graças do Sete-Lagoano. Motorista do serviço, Lucas Viana teve uma participação importante na chegado do UBER á cidade e conta á Metropoli como isso aconteceu.

Metropoli: O que é necessário para trabalhar como UBER?

Lucas Viana: Basicamente é necessárias duas coisas, que o motorista tenha na CNH (Carteira de Habilitação Nacional), uma observação que é a EAR que significa Exerce Atividade Remunerada). E o carro tem quer ser 2008 ou mais novo, com quatro portas e ar condicionado, para o Uber X, que é o que está funcionando em Sete Lagoas.

Temos também o UBER select que é só para carros 2012 ou mais novos, e o UBER black que é uma seleção de carros onde o mais velho vai ser 2010, tem que ser sedã e tem que ser preto. Em todos casos, o carro precisa ser quatro portas e ter ar condicionado.

Esses são os pré-requisitos para fazer parte do UBER hoje.

M: Chegada do serviço na cidade de Sete Lagoas

LC: Eu já estava trabalhando com o UBER em Belo Horizonte estava morando lá e sempre vinha para Sete Lagoas aos fins de semana pois, sou da cidade tenho família e amigos aqui. Sempre deixava o aplicativo on line e fazia o teste com o app do passageiro. Mas quando eu descrevia o destino, o que aparecia era a mensagem de que o serviço não estava disponível na área no momento. Em uma segunda-feira, não tinha ido para BH ainda liguei o aplicativo e recebi uma chamada. Peguei o meu aplicativo de passageiro e fiz o teste. Deu certo.

M: Como a cidade recebeu a notícia?

LC: Mandei mensagem para vários amigos avisando. Quando foi na terça-feira todo mundo estava ligando, no facebook pessoas comentando, sites procurando para saber. Fiquei o dia inteiro trabalhando com o serviço na cidade. Todo mundo chamando e dando certo.

M: O problema com o sinal, o que aconteceu e como foi resolvido?

LC : Trabalhei a Terça-feira inteira com o serviço, mas na quarta-feira  o aplicativo parou de funcionar . Ninguém mais conseguia chamar, e retornou a mensagem “ O UBER não está disponível na sua área no momento”. Comecei a mandar muitos e-mails para a empresa, querendo saber o que aconteceu, mas não recebia nenhuma resposta que me convencesse. Fui então até a central do UBER em Belo Horizonte, para esclareceu o que havia acontecido.

Me responderam que no dia havia um motorista trazendo um passageiro de Confins com destino a Sete Lagoas e o sinal pegou na cidade. Mas quando a empresa viu que o sinal estava pegando em uma região onde não deveria, eles tiraram.  Mostrei todas as viagens registradas, meus ganhos, todos os meus resultados.  Mostrei as redes sociais, falei que tinha demanda…

Ficaram então de fazer uma solicitação á central para analisar, e eu continuei mantendo contato com eles por e-mail. Fui durante três dias direto e recebia sempre a mesma resposta. Na outra semana recebi um e-mail informando que após a análise foi concluído que realmente Sete Lagoas tinha suporte para receber o serviço, e que na semana seguinte iniciariam os trabalhos  na cidade. Na terça-feira seguinte o Uber passou a funcionar normal.

M: Como fazer para tornar-se motorista do UBER

LC : Atendendo os requisits, estando dentro das caraterísticas, tendo a observação na CNH, um carro dentro dos padrões do serviço, a pessoa por se cadastrar. Dentro de um período de 10 dias, a empresa envia a aprovação. Quando a pessoa é indicada por alguém que já motorista essa aprovação é mais rápida.

M: Benefícios do UBER para Sete Lagoas, para os motoristas?

LC :O serviço conta com um sistema de avaliação tanto do motorista quanto do passageiro.  Eles são avaliados por exemplo, se a pessoa foi mal educado, se deixou o carro sujo, entre outros. Se eu receber uma chamada de um passageiro que não tem uma boa avaliação, posso cancelá-la.  Ao baixar o app o passageiro faz um cadastro onde todos os seus dados ficam registrados. Ao receber uma chamada o motorista recebe também uma foto do passageiro além de sua localização, sabe quem ele irá transportar, então é mais seguro.  O motorista do UBER tem a comodidade de escolher o dia e o horário em que quer trabalhar. Posso ligar o aplicativo e trabalhar por quantas horas eu quiser trabalhar, tendo assim comodidade para escolher e flexibilidade nos horários. Além disso, na prestação de serviço, motoristas que possuem uma classificação abaixo de 4.7 (em uma avaliação com total de 5) são expulsos do sistema, o que incentiva a trabalhar sempre dentro dos padrões.

A empresa trabalha com incentivos e indicações. Para o motorista ela trabalha com incentivos. Por exemplo em Sete Lagoas, a UBER está dando incentivo aos motoristas para que fiquem com o aplicativo ligado em certos horários, além de incentivar a entrada de novos adeptos ao serviço devido a demanda

M: Como está a aceitação do serviço na cidade?

LC :Até o momento, o UBER está sendo muito bem aceito. Além do menor preço, oferece comodidade para os passageiros. Você não precisa sair de casa e andar para ir para um ponto de ônibus. Você realiza a chamada e quando o carro já está chegando o aplicativo lhe informa e pede que você se dirija para a frente da casa ou prédio. Também há um aumento da adesão de motoristas na cidade. Ainda precisamos de mais pois, tem demanda que ainda não conseguimos atender, com por exemplo os horários a noite. Mas tem tinha uma ótima recepção tanto pelos passageiros quanto pelos motoristas.

M: Benefícios do UBER para os passageiros

LC :Custo benefício, comodidade,  e segurança. Quando realiza uma chamada o passageiro recebe todos os dados do motorista: foto, descrição do carro, placa e a rota que ele está seguindo para chegar até você. Passageiros que utilizam o UBER pela primeira vez recebe um cupom com desconto de R$10,00 nas duas primeiras viagens. Além disso recebe um código de desconto para enviar aos amigos. Toda vez que uma pessoa indicada por você baixa o aplicativo, você mais R$10,00 de desconto nas duas próximas viagens.

Por Redação

Lucas Viana motorista do Uber em Sete Lagoas.

Sobre o autor

COMENTÁRIOS