“Um Polvo de Amor” na UTI Neonatal do HNSG

“Um Polvo de Amor” na UTI Neonatal do HNSG

O Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) foi o primeiro da região a receber o projeto “Um Polvo de Amor”. Foram doados dez polvos de crochê pela empresa Nuvem Moda Baby à Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neo), junto com a inauguração do Projeto PIPA (Projeto Intersetorial em Prol do Atendimento) que necessita do apoio de parcerias, voluntariado e captação para melhoria e reformas na Pediatria.

A proprietária da Nuvem Moda Baby, Waneil Rocha, sensibilizada pelas ações do Projeto PIPA e ao assistir uma reportagem sobre a implantação do Projeto “Um Polvo de Amor” em outros hospitais e descobriu como ajudar o HNSG. Waneil produziu os polvinhos e entrou em contato com a Assessoria de Comunicação e Marketing do hospital para se informar a respeito de como fazer a doação. Após passarem pelo processo de lavagem e esterilização, os polvinhos já estão nos leitos desde o dia 1º de junho, em fase de testes.

Foto Facebook

O Projeto “Um Polvo de Amor” é a versão brasileira criada pela ONG Prematuridade, porém o projeto “Octo Project” (Projeto Polvo, em tradução livre) criado pelo grupo dinamarquês Spruttegruppen em 2013. O intuito do projeto é acalmar os prematuros, pois quando eles seguram o polvinho, que se assemelha ao cordão umbilical, ajuda a estabilizar os batimentos cardíacos e a respiração. Desde o projeto original, a ideia é que os polvinhos sejam distribuídos de forma voluntária.

Foto Facebook

Para que os polvinhos possam ser utilizados na UTI Neo existem algumas regras. Os novelos de lã devem estar lacrados e a linha ser 100% algodão para garantir a procedência da lã e que os fios resistam às altas temperaturas no processo de esterilização. O enchimento da cabeça do polvo precisa ser de fibra siliconada antialérgica, também para resistir à temperatura. Já os tentáculos não podem ultrapassar os 22cm e a cabeça não pode ter mais de 9cm de diâmetro, pois esse é o limite de segurança para que o bebê não se enforque ou possa se asfixiar com eles.

Foto Facebook

A iniciativa da senhora Waneil já está contagiando outras pessoas. No dia 8 de junho a UTI Neo recebeu mais oito polvinhos, doados pela senhora Maria Silva. Essa corrente de amor não tem fim, pois quando os bebês recebem alta o polvinho vai embora com eles. Se você deseja ajudar o projeto, mas não tem habilidade e nem tempo, a enfermeira coordenadora da UTI Neo, Lilia Borelli, ressalta que quem se interessar em contribuir com o projeto “Um Polvo de Amor” no HNSG pode doar o material para que as voluntárias possam confeccionar mais polvinhos, ou seja, novelos de lã 100% algodão novos e lacrados e fibra sintética siliconada.

O Hospital Nossa Senhora das Graças fica na Rua Teófilo Otoni, nº 224, Centro – Sete Lagoas. Telefone: (31) 2107-6000

A empresa sete-lagoana Nuvem Moda Baby fabrica sapatinhos e roupinhas de bebê em crochê. As peças são criadas e produzidas pela própria Waneil que possui alguns produtos de pronta entrega e também recebe encomendas. Para conhecer mais a respeito do trabalho da empresa acesse a página no Facebook www.facebook.com/babynuvem.

Da Redação

Informações ascom HNSG

Sobre o autor

COMENTÁRIOS