Seja mais humano que qualquer outro humano!

Seja mais humano que qualquer outro humano!

Você sabia que o Cérebro representa apenas 2-3% do seu peso e utiliza Cerca de 20-25% do seu oxigênio e glicose circulante no seu sangue?

O nosso sistema nervoso tem a função de processar a informação, portanto é a sua MENTE, ou seja, você é responsável pelo conteúdo (informações) que você produz, no qual o seu sistema nervoso processa!

Sua MENTE, como qualquer informação não é física: você não pode tocá-la, mas ainda é real. O CÉREBRO representa sua mente! Portanto, toda a atividade MENTAL, seus PENSAMENTOS e SENTIMENTOS, alegrias e sorrisos requerem atividade neural, ou seja, você é o responsável!

Logo, situações que envolvem sensações, sentimentos que envolvem emoção, também movimentam sua atividade neural. Essa situação deixa claro que o cérebro humano não é projetado para nos fazer felizes e plenos. Ele foi projetado para nos fazer sobreviver!

O nosso cérebro, um órgão de dois milhões de anos está sempre procurando o que está errado, para o que quer que possa nos machucar, para que possamos combatê-lo ou fugir dele, afinal fomos projetados e evoluímos a partir de conceito de evoluir. Se você e eu deixarmos este’’ software de sobrevivência antigo’’ para executar o seu SHOW, já pensou qual é a chance que teremos de aproveitar a nossa vida? Se você possui uma mente não dirigida ( Sem controle), ela vai operar naturalmente em modo de sobrevivência, ou seja constantemente identificando e ampliando as ameaças potenciais ao nossa felicidade e bem-estar.

Resultado?  Uma vida cheia de estresse e ansiedade!

Infelizmente a maioria das pessoas vive dessa maneira, pois é o caminho de menor resistência não é?

A maioria de nós tomou decisões inconscientes, quase em sua maioria baseadas no hábito e no condicionamento que sofremos na sociedade no qual estamos inseridos, sim estamos à mercê de nossas próprias mentes!

Acabamos assumindo que alguns hábitos são apenas uma parte inevitável da vida, que inclui ficar frustrado, estressado, triste e zangado – em outras palavras, viver em um estado constante de sofrimento. Mas eu fico extremamente feliz em dizer que há outro caminho: Um caminho que envolve direcionar seus pensamentos para que sua mente faça a sua licitação, e não o contrário!

Apesar do nosso ADN é 98-99% ser idêntico ao ADN do chimpanzé, temos uma chave equivalente a 1-2% de diferença, sobre esses dois cérebros, estão relacionados especialmente as funções de relacionamento, eu acredito que isso inclui a nossa capacidade de sentir afeto por outro ser humano!

Foi então que comecei a entender e relacionar que mais do que aprender a usar ferramentas e o potencial dos relacionamentos é a nossa capacidade de ensinar e aprender a evoluir diariamente! Mais do que adaptar-se a sair da floresta para as pastagens da África, foi aprender a amar e viver uns com os outros que impulsionaram a evolução humana recente!  Você tem procurado evoluir em todos os seus relacionamentos?

Seja diferente dos chimpanzés, seja mais humano que qualquer outro humano!

Por Tiago Pereira

Sobre o autor

COMENTÁRIOS