Cidades mineiras assinam carta de compromisso em favor do Rio das Velhas

Cidades mineiras assinam carta de compromisso em favor do Rio das Velhas

O Projeto Manuelzão e o Comitê da Bacia Hidrográfica do rio das Velhas  assinaram com o governo do Estado de Minas Gerais,  a Copasa celebraram compromisso com 16 cidades mineiras me favor do Rio das Velhas. O documento coletivo é define a atuação sistêmica e coordenada de vários atores com o objetivo de promover ações de forma a garantir a disponibilidade de água em quantidade e qualidade  para a segurança hídrica da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, especialmente para a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A carta foca em três pontos principais:

Melhoria da qualidade da água e redução da poluição (tratamento de esgotos);

Conservação e produção de água;

Gestão ambiental e participação social.

“Assinamos hoje um compromisso pela revitalização de nosso rio. Um programa para darmos sequência a um conjunto de ações, que vão desde o controle do passivo ambiental, aos cuidados com o entorno e com as áreas de recarga”, afirmou o coordenador do Manuelzão, Marcus Vinícius Polignano

Para que os objetivos da Carta de Compromisso sejam atingidos, os signatários do documento vão elaborar um Termo de Parceria, baseado em suas próprias metas e compromissos. O Termo de cada um apresentará um plano de trabalho, com cronograma e valores. O CBH do Rio das Velhas deve destinar cerca de R$ 50 milhões até 2020 para impulsionar as ações, recursos provenientes da cobrança pelo uso de recursos hídricos. A expectativa é de que o Termo de Compromisso que está sendo elaborado pela Copasa traga investimentos que atinjam mais de R$ 400 milhões, em obras de interceptação e tratamento de esgoto.

Assinaram a Carta de Compromisso o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, Marcus Vinícius Polignano e, representando o Governo de Minas Gerais, a presidente da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Sinara Meirelles; os secretários de Estado de Cidades e de Integração Regional (Secir), Carlos Moura Murta; de Cultura (SEC), Angelo Oswaldo; de Transportes e Obras Públicas (Setop), Murilo Valadares; o adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Vieira; a diretora do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Maria de Fátima Dias Coelho; o presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Rodrigo Teixeira e a representante da sociedade civil, Ivana Eva Novaes de Sousa.

Também assinaram os prefeitos de Caeté, Lucas Coelho; de Capim Branco, Elmo Alves do Nascimento; de Congonhas do Norte, Nelmar de Moraes Franco; de Corinto, Sócrates de Lima Filho; de Curvelo, Maurílio Guimarães; de Itabirito, Alexander Salvador de Oliveira; de Jequitibá, Humberto Reis; de Lassance, Paulo Elias; de Morro das Garças, José Maria de Castro Matos; de Monjolos, Geraldo Eustáquio Maia da Silva; de Presidente Juscelino, Ricardo de Castro Machado; de Prudente de Moraes, José Roberto Filho; de Rio Acima, Maria Auxiliadora Ribeiro; de Sabará, Vander Borges; Santana do Riacho, André Ferreira Torres e o vice-prefeito de Baldim, Alex Vander.

O compromisso, comemora o  Dia Mundial do Meio Ambiente e o encerramento da Expedição “ Rio das Velhas, te quero vivo”.

 

 

Por Redação, fonte: Projeto Manuelzão

 

 

Categories: Minas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS