Fisioterapeuta do HNSG é homenageada pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Fisioterapeuta do HNSG é homenageada pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Há três anos, a fisioterapeuta Mônica de Castro Raposo, que é especialista em saúde da mulher, tem sido uma grande companheira de gestantes, parturientes e puérperas do HNSG. A profissional, que atende na maternidade e na Casa da Gestante, está presente ao lado das pacientes do pré ao pós-parto.

“No pré-parto, atuo dando assistência às parturientes através de orientações e aplicação dos métodos não farmacológicos, visando uma melhora da evolução do parto normal. Forneço também um suporte ao trabalho das doulas, auxiliando as quando necessário”, explica Mônica. 

Já no pós-parto o seu papel é fornecer orientações posturais e de exercícios que podem aliviar vários problemas e alterações decorrentes da gravidez e parto, além de detectar, precocemente, problemas relacionados aos músculos do períneo, encaminhando as precocemente para tratamento especializado. Mônica também está presente na CAGEP, onde ensina exercícios e faz trabalhos educativos com as gestantes, sempre tendo como foco o parto seguro.

Em dezembro, o trabalho de Mônica, que é pioneiro em maternidades públicas de Minas Gerais, foi reconhecido pelo Conselho Regional de Fisioterapia.

 “A presença de um profissional de fisioterapia especializado na Saúde da Mulher dentro de maternidades até existe, mas apenas em maternidades particulares, onde esses profissionais são contratados pelas gestantes, ou em Maternidades universitárias, onde o serviço é oferecido através dos estágios obrigatórios”, ressalta a fisioterapeuta. 

A iniciativa do HNSG é pioneira em MG, no sentido de que é o único hospital onde esse profissional está presente diariamente em todos os setores da maternidade, do pré ao pós parto. Devido a sua atuação na Maternidade, Mônica foi convidada também a ministrar aulas práticas de Obstetrícia no curso de pós graduação em Saúde da Mulher da Faculdade Ciências Médicas de MG.

Como reconhecimento do trabalho realizado, Mônica Raposo, juntamente com outros profissionais que se destacaram no interior de Minas na especialidade da Saúde da Mulher, foi convidada, através da comissão técnica, a participar do Encontro Mineiro de Fisioterapia, edição Saúde da Mulher, onde tiveram a oportunidade de divulgar o trabalho desenvolvido, mostrando os desafios e avanços alcançados. 

Mensalmente, a fisioterapeuta também participa do Fórum Perinatal, onde tem a oportunidade de auxiliar fisioterapeutas e equipes de enfermagem da rede básica de saúde a preparar as gestantes para que possam chegar às maternidades mais preparadas para o parto. 

O Encontro foi realizado na OAB, em Belo Horizonte, no dia 3 de dezembro de 2016 e contou com a participação de cerca de 350 fisioterapeutas que trabalham na área da Saúde da Mulher. Para Mônica, foi uma honra poder divulgar um trabalho tão gratificante que é realizado na Maternidade do HNSG, onde o desempenho multidisciplinar e interdisciplinar é respeitado e valorizado, obedecendo assim as diretrizes dos Projetos da Rede Cegonha.

Sobre o autor

COMENTÁRIOS