Iveco avalia novo produto para substituir linha Ducato

Iveco avalia novo produto para substituir linha Ducato

Em reunião no Sindicato dos Metalúrgicos, representantes da Iveco lamentaram a retirada da linha Ducato da fábrica de Sete Lagoas e reafirmaram que a crise no país e a paralisação das vendas do veículo, por decisão da justiça, foram determinantes para o grande número de demissões que aconteceu no último dia 13/12. (296 trabalhadores foram demitidos) 

A empresa afirmou que está buscando um novo produto para suprir a lacuna do Ducato, e reafirmou o compromisso de recontratar os trabalhadores dispensados. Para isso, mantém uma relação destes trabalhadores, que terão prioridade na contratação.

Para os trabalhadores demitidos, a empresa garantiu, além dos direitos já garantidos pela CLT, os seguintes benefícios: 1 Salário  nominal (para horistas) + 3 meses de Cesta Básica + 3 meses de Convênio Médico.    

Um órgão de imprensa noticiou que seria pago 3 meses de salários aos trabalhadores, porém essa informação não procede.                                                                                   

É preciso destacar que em nenhum momento a empresa se reuniu com o Sindicato para tratar das demissões. O Sindicato foi pego de surpresa como todos os trabalhadores. Era impossível acreditar num número tão grande de demissões.

Estamos aguardando um parecer do Ministério Público do Trabalho, uma vez que ingressamos com uma denúncia de demissão em massa, junto ao órgão.

 

 

ACORDO COLETIVO

O Acordo de Reajuste Salarial da Iveco foi fechado em 5% + R$ 1.600,00 de Abono, (a título de complemento da PLR , uma vez que as metas não foram atingidas.

O Abono vem como uma compensação do que faltou do INPC, que foi de 7,39% em Dezembro; bem abaixo das expectativas. Fato é que a inflação vem caindo, em vista da recessão. 

Apesar do valor do INPC ter ficado abaixo do esperado, está havendo um ganho,  principalmente nos salários de até R$ 2.500,00.

Os valores finais serão pagos no dia 31/01/2017, juntamente com o reajuste salarial do mês 12/2016  e 01/2017.

Sobre o autor

COMENTÁRIOS