Quem quer aproveitar os descontos da Black Friday poderá garimpar não só produtos, mas também aquela viagem ou curso tão sonhado. O evento, que começou com ofertas de eletrodomésticos, hoje atrai empresas de serviços de diferentes setores, como o de turismo e o de cursos profissionalizantes. Elas entram no movimento da data mais agitada do varejo para lançarem suas promoções. Apesar da crise econômica, as previsões de vendas são bem otimistas. Pesquisa realizada pela Ebit, empresa especializada em informações do comércio eletrônico, mostra que houve aumento no interesse de consumidores online ativos pela Black Friday: 84% disseram que irão aproveitar a sexta-feira de descontos (três pontos percentuais a mais do que a pesquisa divulgada em 2015). Segundo o mesmo estudo, a Black Friday deve movimentar mais de R$ 2 bilhões, ante o R$ 1,6 bilhão de 2015.
Segundo divulgação recente do Google, muitos consumidores que pretendem viajar nos próximos seis meses estão esperando as ofertas da Black Friday para comprar passagens e reservar hotéis. De acordo com o consultor de viagens Tarik Lemes, CEO da Melhor Embarque, cerca de 28,5% das compras realizadas nesse período são relacionadas a viagens. O Melhor Embarque é uma ferramenta que auxilia os consumidores interessados em saber sobre promoções de viagens. O site rastreia mais de 30 companhias aéreas e centenas de hotéis e disponibiliza todas as promoções em um só lugar.
Já se o desejo do consumidor for dar uma guinada na carreira em 2017, a rede paulista de ensino de inglês e espanhol Seven Idiomas, por exemplo, vai oferecer 50% de desconto no primeiro semestre de 2017 para quem se matricular até o dia 30 de novembro. E como prova de que haverá Black Friday para diversas necessidades, quem busca ingressar no mercado da beleza poderá se matricular no curso de cabeleireiro do Instituto Embelleze com um desconto de cerca de 45% em todas as mensalidades. O valor da parcela, que é de R$ R$289,90, terá custo promocional de R$199,90 (somente nesta sexta-feira).