Saiba o que são mitos e verdades no que diz respeito a alimentação de diabéticos

Saiba o que são mitos e verdades no que diz respeito a alimentação de diabéticos

Mais de 16 milhões de brasileiros (8,1%) sofrem com o diabetes e cerca de 72 mil pessoas morrem por ano no Brasil em virtude da doença, de acordo com relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS). Em 14 de novembro, o Dia Mundial e Nacional do Diabetes ressalta a importância de prevenir ou controlar a doença, caso o diagnóstico já exista.

A nutricionista Gabryella Batista, do Instituto Aliança, elenca os principais mitos e verdades relacionados a alimentação de quem é portador da doença. “É fato que alimentação e diabetes estão interligadas. Uma má alimentação pode causar o descontrole da doença e complicações como o comprometimento da função renal, cegueira, amputação de membros, alteração da capacidade de coagulação sanguínea dentre outras”, ressalta a profissional.

O diabetes surge quando o pâncreas não produz insulina suficiente ou quando o organismo não faz uso eficaz da insulina que é produzida. Existem três tipos principais de diabetes: diabetes tipo 1, que é o mais frequente entre crianças e adolescentes; diabetes tipo 2, que é o mais frequente entre os adultos e está ligado à obesidade ou excesso de peso, falta de atividade física e má nutrição; e o diabetes gestacional que é uma complicação da gravidez que afeta aproximadamente 10% das gestantes globalmente. O diabetes de tipo 2 representa cerca de 90-95% dos casos, e esta enfermidade pode ser evitada através da redução dos principais fatores de risco: excesso de peso e obesidade, o que contribui para 44% dos casos; sedentarismo, que contribui com 27% dos casos; e outros fatores de risco como o tabagismo, álcool em excesso e histórico familiar (33%).

Verdades

  • Os edulcorantes, comumente chamados de adoçantes, não são essenciais ao tratamento do diabetes como a medicação oral/insulina e o monitoramento da glicemia, mas podem favorecer o convívio social e a flexibilidade do plano alimentar;
  • As fibras são classificadas em solúveis e insolúveis, tendo as primeiras importante função no controle glicêmico;
  • Em alguns pacientes com diabetes, principalmente do tipo 1 (DM 1), as proteínas podem ser convertidas em glicose muito facilmente, gerando efeitos negativos sobre o índice glicêmico, especialmente quando o consumo é elevado;
  • A diabética gestante, ou a mulher que desenvolveu o diabetes gestacional, deve receber suplementação de ácido fólico para prevenção de má formação no feto da mesma maneira que a não diabética;
  • É importante saber que o açúcar não é o único carboidrato que deve ser controlado. O corpo converterá todos os carboidratos em glicose. Assim, porções extras de arroz, pão, fruta e leite também aumentam a glicemia.
  • Todos as pessoas com diabetes deverão ser orientados a sempre levar consigo o monitor de glicose, bem como alimentos para o adequado tratamento da hipoglicemia.

Mitos

  • Pessoas com diabetes devem comer alimentos especiais para diabéticos, por exemplo apenas produtos diet.
  • Pessoas com diabetes, só deve comer pequenas quantidades de alimentos ricos em amido, como pão, batata e massas. Isso vai depender do controle que você faz – dependendo de como estão seus níveis de glicose no sangue, você precisará comer mais ou menos carboidratos. Outro fator que pode interferir é o nível de atividade física realizado.
  • Pessoas com diabetes não podem comer doces ou chocolates.
  • Diabetes é transmissível por contato físico;
  • Diabetes não favorece o aparecimento de outras patologias;
  • Frutas não apresentam riscos ao controle glicêmico e seu consumo é liberado.

Sobre o autor

COMENTÁRIOS