28º Festival de Folclore de Jequitibá

Jequitibá, cidade a apenas 30 Km de Sete Lagoas pela MG-238 e a 100 Km de Belo Horizonte, possui uma das maiores diversidades culturais do país. Este fato se deve a forma com que tais manifestações surgiram no município, transformando-o na capital mineira do folclore. Nos tempos antigos das tropas, por ali passavam todos os que vinham do sertão do norte de Minas Gerais, margeando o Rio das Velhas, gente que deixou pelo caminho cultura e tradição. E é para manter e valorizar essa tradição que o município realiza, mais uma vez, seu tradicional Festival do Folclore, já na 28ª edição, de 9 a 11 de setembro.

A programação inclui oficinas de tambores, mini-estandartes, conservação de patrimônio, confecção de arranjos, comidas típicas e artesanato. No fim de semana, cortejos de mais de 40 grupos de congado, candombe e folias percorrerão as ruas da cidade. Na sexta, 9, se apresentam alunos de escolas municipais, APAE, CRAS e a Orquestra de Viola Caipira Ritmos & Tradição, de Sete Lagoas, além de Tino Gomes e as bandas sete-lagoanas Ganga Bruta + Congadar.

Já no sábado, 10, a atração principal é o show de Maurício Tizumba e seu Tambor Mineiro, na Orla da Lagoa Pedro Saturnino. Paulinho do Boi também é presença garantida na festa, que termina no domingo, 11, com missa conga, apresentações de grupos folclóricos e encerramento de Priscila Magella e Paulistana Cabocla.

Além de shows, cortejos e oficinas, o Festival também contará com Mesa Redonda com o tema “Cultura e Turismo” e com palestra sobre “Cultura Popular e Congado – A História da Resistência Negra”, ambas no sábado, 10. Todos os eventos do 28º Festival de Folclore de Jequitibá – uma realização da Prefeitura de Jequitibá, com patrocínio da Codemig por meio do Fundo Estadual de Cultura – têm entrada franca e classificação livre.

Realização: Prefeitura Municipal de Jequitibá

Patrocínio: Codemig

Apoio: Polícia Militar de Minas Gerais, Circuito das Grutas e Fundo Estadual de Cultura

Produção: AZ Produções

Mais informações: festivalfolclorejequitiba.wordpress.com

 

Categories: Agenda, Destaque

Sobre o autor

COMENTÁRIOS