Dia do Soldado

No Brasil, o Dia do Soldado é uma comemoração que teve origem a partir da homenagem ao aniversário de Luís Alves de Lima, o Duque de Caxias, que é considerado o pai do Exército Brasileiro.

Luís Alves herdeiro de uma família da aristocracia militar portuguesa nasceu em uma fazenda na Capitania do Rio de Janeiro. Seu pai serviu ao exército português no Brasil.

Luís Alves de Lima teve ascensão no Período regencial. Quando no ano de 1838, começaram a estourar várias revoltas de teor separatista no Brasil, o Duque de Caxias já era um oficial respeitado e conseguiu uma enorme projeção por comandar com sucesso a dissipação de inúmeras revoltas.

No ano de 1841, Caxias recebeu seu primeiro título nobiliárquico, o de Barão de Caxias, que faz referência à cidade maranhense de Caxias, onde o exército imperial conseguiu uma de suas mais célebres vitórias. Ao longo do Segundo Reinado, Caxias teve a sua posição de nobre elevada para conde, marquês e, por fim, duque.

Caxias faleceu em 1878 e até hoje sua memória é lembrada não apenas no Dia do Soldado, mas também em vários rituais e cerimônias do Exército Brasileiro.

 

Categories: Destaque, Giro

Sobre o autor

COMENTÁRIOS