BH Instrumental apresenta lançamento de CD “Gaita na Fábrica”

BH Instrumental apresenta lançamento de CD “Gaita na Fábrica”

A Praça Floriano Peixoto será palco para mais um lançamento do cenário instrumental. A série BH Instrumental, realizada pela Veredas Produções em parceria com o Instituto Unimed-BH, apresentará o lançamento do CD Gaita na Fábrica, do Renato Borghetti Quarteto, dia 27 de agosto, a partir das 19h30. Quem abrirá a noite de música serão os mineiros do Lucas Telles Trio, formado pelos jovens Lucas Telles, Bruno Vellozo e Gabriel Bruce, representantes da nova geração da música instrumental em Minas Gerais. As atrações também integram o projeto Circuito Instituto Unimed-BH, em comemoração aos 45 anos da Cooperativa.

O consagrado gaiteiro Renato Borghetti, ao lado de Vitor Peixoto (piano), Pedro Figueiredo (sax alto / flauta) e Daniel Sá (violões), apresentará seu novo trabalho, Gaita na Fábrica, gravado no espaço cultural onde desenvolve seu projeto social “Fábrica de Gaiteiros”, na cidade de Barra do Ribeiro, no Rio Grande do Sul.

O repertório inédito deste show é resultado das experiências, viagens e amizade de longa data entre os integrantes do quarteto. Milongas, vaneiras, xote e chamamés, característicos da região sul do país, ganham novos arranjos nesta formação pouco usual na música instrumental.

Para abrir o show deste consagrado quarteto, que realiza turnês pelo país e no exterior, contaremos com a apresentação de Lucas Telles Trio, selecionado pelo edital do BH Instrumental. O grupo une vários gêneros da música brasileira, como baião, forró, samba, bossa nova, choro e música mineira, com a influência da improvisação jazzística e as nuances da música erudita.

Lucas Telles (violão), Bruno Vellozo (baixo) e Gabriel Bruce (bateria) apresentarão repertório com composições autorais e clássicos da MPB. Os músicos, apesar da pouca idade, já atuam no cenário musical, integrando bandas e participando de shows ao lado de artistas consagrados. Lucas faz parte do Toca de Tatu, e já foi vencedor de diversas premiações. O baixista Bruno Vellozo é figura conhecida na noite belo-horizontina, acompanhando vários músicos e formações renomadas. Já Gabriel Bruce, integra duas bandas de sucesso da nova geração musical, Graveola e o Lixo Polifônico e Zimum.

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH foi criado em 2003 com a missão de conduzir o Programa de Responsabilidade Social Cooperativista da Unimed-BH. Os projetos desenvolvidos têm na saúde sua área prioritária, mas mantêm interface com outros campos por meio de cinco linhas de ação: Comunidade, Meio ambiente, Voluntariado, Adoção de Espaços Públicos e Cultura.

Em 2015, mais de 1,4 milhão de pessoas foram beneficiadas, direta e indiretamente, pelo Programa Cultural Unimed-BH. Mais de 4 mil médicos cooperados e colaboradores viabilizam este Programa ao escolher destinar parte do seu Imposto de Renda para o fomento de projetos socioculturais. A cada ano, as atividades conquistam aprovação e confiança, ampliando-se as adesões.

 Circuito Instituto Unimed-BH

Criado para estimular a saúde e o bem-estar ao ar livre, o Circuito Instituto Unimed-BH, realizado pelo Instituto Unimed-BH, oferece gratuitamente atividades físicas, de lazer e socioculturais em espaços públicos: Praças da Saúde e Floriano Peixoto, em BH, e Praça Milton Campos, em Betim. Somente em 2015, foram realizadas mais de 35 apresentações culturais, além de aulas de Tai chi chuan, alongamento e caminhada orientada, beneficiando mais de 23 mil pessoas. As atividades são gratuitas e abertas ao público. Neste ano, a programação do Circuito durante todo o ano será em comemoração aos 45 anos da Cooperativa.

Projeto BH Instrumental

Realizado pela Veredas Produções, o projeto integra o Circuito Instituto Unimed-BH e busca divulgar a música instrumental. A série traz aos palcos grandes instrumentistas, com o objetivo de formar público para música e popularizar o acesso a espetáculos de qualidade, desenvolvendo, assim, a consciência crítica dos cidadãos. Conta com o Patrocínio do Instituto Unimed-BH e os benefícios da Lei Federal de Incentivo à Cultura por meio de doações de pessoas físicas.

Categories: Agenda, Destaque

Sobre o autor

COMENTÁRIOS