Novo tomógrafo permite diagnóstico precoce

Com 25 anos de atividades e tendo o pioneirismo como uma de suas marcas, o Grupo Medimagem, de Sete Lagoas – formado pelos neurocirurgiões Dr. Hélio Humberto, Dr. Ivan Bastos, Dr. Geraldo Alves e Dr. João Bosco, os radiologistas Dr. Marcelo Maciel e Dr. Renato Gomes, o angiologista Dr. Sérgio Emílio e o cardiologista Dr. Bruno Paiva – acaba de adquirir um dos mais modernos tomógrafos: o Siemens Somaton Scope 32 Multi Slice. O equipamento foi instalado no inicio deste mês e já se encontra em plena atividade. “É o único tomógrafo da região que registra até 32 imagens diferentes por segundo”, comenta o Dr. Hélio Humberto. Adquirido da empresa Siemens, o aparelho é o terceiro tomógrafo do Grupo Medimagem. “Temos um equipamento 16 slice no Hospital Libertae e antes tínhamos aqui Núcleo das Clínicas (sede do grupo) um tomógrafo helicoidal, que utilizamos por dez anos e vendemos para Ribeirão das Neves”, comenta o neurocirurgião.

O novo tomógrafo, por reproduzir mais imagens com maior nitidez de detalhes, permite identificar mesmo pequenos cistos, aneurismas, nódulos ou tumores, antes imperceptíveis no tomógrafo helicoidal. “Mesmo a resolução das imagens é muito mais nítida, permitindo um diagnóstico muito mais precoce e assertivo”, define o radiologista Dr. Marcelo Maciel. A localização é outro ponto positivo. “Há vários consultórios na região, que é uma área hospitalar. Então muitos pacientes que se consultam por aqui e que têm dificuldade de locomoção, podem realizar o exame rapidamente e já voltar com os resultados para o médico na mesma consulta”, completa o radiologista.

Exames de angiografia cerebral, carótidas e mesmo a análise de todo o sistema arterial, por exemplo, podem ser feitos no novo equipamento que, por meio de um software, subtrai a estrutura óssea para análise mais acurada de órgãos internos. Outra vantagem do aparelho é sua rapidez. Enquanto um exame levava alguns minutos para ser feito, o novo aparelho o faz em segundos. “O paciente acaba de deitar e diz ‘mas já acabou?”, brinca Hélio Humberto. Trata-se de mais um grande investimento de um grupo pioneiro que já inovava desde sua fundação, em 1991.

tomogafo

Foto: médicos e sócios Geraldo Alves, Renato Gomes, João Bosco, Marcelo Maciel, Ivan Bastos e Hélio Humberto

História
Os sócios começaram com uma ala no hospital Nossa Senhora das Graças, o Neurocentro (Dr. Hélio Humberto, Dr. Ivan e Dr. João Bosco), já com o primeiro tomógrafo de Sete Lagoas e região. Em 2002, passaram a ter sede própria (Núcleo das Clínicas) e, juntamente com novos sócios – Dr. Renato Gomes, Dr. Geraldo Alves, Dr. Marcelo Maciel e Dr. Clóvis (atualmente não integra o grupo) – adquiriram o primeiro tomógrafo helicoidal da região.

Em 2008, com a construção do edifício Libertae (rua Quintino Bocaiúva), veio o desejo do grupo de trazer para Sete Lagoas o primeiro núcleo de ressonância magnética da região, algo também inédito na época. Lá também foi instalado o tomógrafo GE 16 Multi Slice, o primeiro da região. “Sempre buscamos inovar por meio da tecnologia. Acreditamos que um diagnóstico precoce pode salvar vidas, já que torna o tratamento menos invasivo e mais assertivo”, revela Dr. Hélio Humberto.

A Medimagem fica no Núcleo das Clínicas – R. Zoroastro Passos, 170 – Sala 01 – Centro, Sete Lagoas. Telefone:(31) 3771-7700.

Por Marcelo Sander/Sete Dias

 

Sobre o autor

COMENTÁRIOS