Dia Mundial de Combate a Desertificação e a Seca

No Dia Mundial de combate a Desertificação e a Seca vale a pena refletir e promover a sensibilização da opinião pública sobre a necessidade de fomentar a cooperação no combate á desertificação e seus efeitos.

O problema que assola pelo menos um quinto da população no mundo ocorre pela perda da capacidade de renovação biológica das zonas áridas, semiáridas e subúmidas. Atividades intensas de agricultura e pecuária, desmatamento exacerbado, irrigação mal planejada e cultivo de monoculturas em ecossistemas frágeis, de baixa capacidade de regeneração, levam à perda da capacidade produtiva do solo e da biodiversidade.

Em Minas Gerais a situação também preocupa. O estado conta com mais de 12.862 km² em estado de desertificação. Estimativas dão conta de que se nada for feito, em 20 anos um terço do território mineiro poderá torna-se improdutivo.

As regiões mais afetadas são as que apresentam vegetações típicas da Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica que sofrem com a irregularidade de chuvas.

Iniciativas como investir em preservação ambiental, utilizar técnicas agrícolas sustentáveis, promover a educação ambiental e diminuir as emissões de gases poluentes estão entre as soluções mais eficazes para o processo de desertificação.

Categories: Destaque, Giro, Notícias

Sobre o autor

COMENTÁRIOS