Puericultura na ESF Manoa

Puericultura na ESF Manoa

As gêmeas Yasmin Trindade Campos e Ana Júlia Trindade Campos com três meses e 25 dias compareceram ontem (06/06) acompanhadas dos pais Marlúcio Araújo Campos e Beatriz Iris Trindade Lima Campos para consultas de puericultura com a enfermeira da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Manoa, Daniele Braz Firmo. As gêmeas também tem acompanhamento mensal no Centro Viva Vida (CVV).

O termo PUERICULTURA etimologicamente quer dizer: puer = crianças e cultur/cultura = criação. As consultas objetivam acolher as crianças, dando assistência de forma integrada, monitorar a imunização de acordo com o calendário vacinal, acompanhar o processo de crescimento e desenvolvimento, monitorar os fatores de risco ao nascer e evolutivo e garantir um atendimento de qualidade.

A Secretaria de saúde de Sete Lagoas tem como metas acompanhar 100% das crianças, realizar atendimento de puericultura em 100% das crianças com prioridade para as menores de dois anos de idade e garantir consultas MÉDICAS ou de ENFERMAGEM de rotina.

 Sobre a técnica de Puericultura

 Puericultura é a ciência que reúne todas as noções (fisiologia, higiene, sociologia) suscetíveis de favorecer o desenvolvimento físico e psíquico das crianças, desde o período da gestação até a puberdade.

Sendo um conjunto de noções e técnicas voltadas para o cuidado médico, higiênico, nutricional, psicológico etc., das crianças pequenas, da gestação até quatro ou cinco anos de idade.

 

Categories: Sem Categoria

Sobre o autor

COMENTÁRIOS