Com evento municipal, Sete Lagoas se prepara para a 6ª Conferência Nacional das Cidades

A Prefeitura de Sete Lagoas realizará, no próximo dia 01 de julho, a etapa municipal que servirá como subsídio para a 6º Conferência Nacional das Cidades, a ser realizada em Brasília de 05 a 09 de julho de 2017. O evento, que será promovido no Auditório da UNIFEMM, tem por finalidade desenvolver os trabalhos a partir do tema “A Função Social da Cidade e da Propriedade” e do lema: “Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas”, que expressam a importância do interesse coletivo, bem como de compreender o papel social da cidade.

Vale ressaltar que o Brasil, desde a metade do século passado, deixou de ser um país rural e passou a ser uma nação intensamente urbanizada, com cerca de 160 milhões de brasileiros vivendo nas cidades. Essa concentração da população nas áreas urbanas, sem o planejamento adequado, trouxe alguns problemas para a qualidade de vida da geração atual e vem comprometendo a sustentabilidade no futuro. Neste sentido, a oportunidade vem debater e construir, através de um diálogo entre o governo e a sociedade, estratégias que tragam soluções para esses problemas.

O lema “Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas” traz o sentido da cidade como um bem comum, de toda a população, bem como a ideia de cidades mais democráticas, com menos desigualdades de acesso aos bens e serviços públicos, com menos discriminação, com mais qualidade de vida para toda a comunidade. Pensar o bem comum no contexto urbano significa dar às pessoas – sem exceção – a possibilidade de exercer de forma plena o Direito à Cidade: o direito à terra urbana, à moradia, ao saneamento ambiental, à infraestrutura urbana, ao transporte e aos serviços públicos, ao trabalho, a espaços públicos de qualidade, a equipamentos sociais, à cultura, ao lazer, ao meio ambiente e participação nos destinos da cidade.

Ainda durante a conferência, serão eleitos os delegados, dentre os representantes dos diversos seguimentos da sociedade presentes, que representarão o município na etapa estadual. De acordo com o coordenador do Departamento de Licenciamento de Obras do município, Gustavo Guimarães, o envolvimento da comunidade é fundamental para o sucesso de iniciativas como esta: “A sociedade, como principal interessada nos acontecimentos da cidade, precisa participar de discussões desta natureza. A conferência será um momento para que se identifiquem as principais necessidades para o desenvolvimento urbano e, além disso, levar estas deliberações para o Estado e a União”, destacou. O cidadão interessado em participar da conferência, deve se inscrever pelo site www.setelagoas.mg.gov.br .

 

Categories: Destaque, Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS