Entenda o câncer

É muito comum ouvirmos falar que o câncer é uma das principais causas de morte no mundo. É comum também vermos divulgados as formas de prevenção da doença, bem como possíveis efeitos do tratamento. Mas, o que é a enfermidade em si? Como surge, quais as causas e por que leva à morte?

É preciso considerar que câncer é o termo usado para designar um conjunto de mais de cem doenças que tem uma característica em comum: surgem da proliferação desordenada de células, desencadeada por uma mutação, que leva à formação de um tecido anormal, o tumor. “Simplificando: um determinado fator (interno ou externo) altera o DNA de uma célula, tornando-a uma célula doente. Esta célula inicia um processo descontrolado de proliferação, levando à formação do tumor maligno, que é o câncer”, explica a médica oncologista da Oncomed BH, Dra. Carolina Rutkowiski.

O tipo de câncer será definido de acordo com o sítio de origem desta primeira célula doente. Ou seja: umcâncer que nasceu na mama, câncer de mama. Se nasceu no pulmão, câncer de pulmão. Se nasceu no intestino, câncer de intestino. E assim para as diferentes patologias que levam este nome. “É muito importante dizer que, embora tenham o mesmo nome, os diversos cânceres são doenças absolutamente diferentes, com comportamentos diferentes, sintomas diferentes, consequências diferentes, e também tratamentos diferentes”, reforça a médica.

As causas do câncer são inúmeras, podendo ser externas ou internas ao organismo. As externas relacionam-se ao meio ambiente e aos hábitos de vida. Pode-se dizer que de 80-90% dos cânceres estão associados a fatores ambientais. Algumas associações muito conhecidas são: cigarro e câncer de pulmão, sol e câncer de pele, vírus do HPV e câncer de colo uterino.  Já as causas internas são, na maioria das vezes, geneticamente pré-determinadas e representam a minoria.

De acordo com Dra. Carolina, em relação aos sinais e sintomas, estes vão variar de acordo com a localização e extensão da doença. Mas existem alguns sintomas que, embora possam ser causados por outros motivos que não o câncer, merecem avaliação médica e por isso considero importante citar:

1-    Surgimento de lesões de pele, como “pintas” assimétricas ou feridas que não cicatrizam;

2-    Nódulo na mama, alterações no mamilo, secreção sanguinolenta e alterações na textura da pele na mama;

3-    Alteração do hábito intestinal ou sangue nas fezes;

4-    Falta de ar ou tosse com sangue;

5-    Sangramento vaginal anormal, especialmente se acontecer após a menopausa;

6-    Perda de peso não intencional;

7-    Dificuldade para engolir;

8-    Alteração do hábito urinário ou sangue na urina:

10-  Rouquidão;

11- Anemia.

Por ser em sua maioria causado por fatores ambientais e de estilo de vida, muitos cânceres podem ser prevenidos. “Sendo assim, é de enorme importância que cada um de nós faça da vida saudável uma prioridade. E consulte sempre um médico quando estiver diante de um sintoma novo. Afinal, prevenção é sempre a melhor opção!”, conclui a médica oncologista.

Sobre a Oncomed

A Oncomed, clínica especializada na prevenção e no tratamento das doenças neoplásicas, foi fundada em 1994, em Belo Horizonte. Desde então, realiza um trabalho que envolve cuidados diferenciados e tratamento humanizado a todos os pacientes. São especialistas em oncologia, hematologia, nutrição, clínica da dor, psicologia e cardiologia, além de uma equipe de suporte que realiza um acompanhamento efetivo na prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças.

Categories: Destaque

Sobre o autor

COMENTÁRIOS