Prefeito e secretário concedem coletiva de imprensa sobre viagem à China

Prefeito e secretário concedem coletiva de imprensa sobre viagem à China

Após a viagem à cidade chinesa de Yixing, situada na província de Jiangsu, tendo Xangai como capital, realizada a convite do Governo Chinês, pelo prefeito Marcio Reinaldo, acompanhado pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sílvio de Sá, tendo como objetivo a busca de investimentos e novas indústrias para o município de Sete Lagoas, foi realizada na manhã desta quinta-feira (19), na Prefeitura Municipal, coletiva de imprensa sobre a importante viagem. Também estiveram presentes à coletiva, o vice-prefeito Dr. Ronaldo João, secretários municipais e os vereadores Renato Gomes, Dalton Andrade e Márcio Paulino.

O secretário Sílvio de Sá ressaltou o prazer em estar nessa coletiva com a imprensa. Ele também enfatizou a energia do prefeito Marcio Reinaldo, ao qual parabenizou pela garra e dedicação por Sete Lagoas. O secretário Sílvio de Sá contou que Yixing é uma cidade extraordinária e encantadora, considerando que conseguiu conciliar industrialização e sustentabilidade. “Foram 12 reuniões que tivemos com empresários e grupos industriais, sendo que inicialmente tratam-se de 12 indústrias que podem manter relações bilaterais com Sete Lagoas”, enfatizou.

O prefeito Marcio Reinaldo destacou que Yixing é uma cidade bastante diferenciada, com foco no meio ambiente e que conta com um milhão e meio de habitantes e mais de dez mil indústrias. “Nesse sentido, tem uma vida econômica muito intensa e em grande parte voltada para a tecnologia de ponta. Tivemos a oportunidade de visitar muitas, sobretudo na área de serviços, voltados para a informática e de segurança pública. Toda a cidade de Yixing tem canteiros arborizados, o que é algo muito significativo. Também impressionou o nível cultural da cidade. É algo fantástico! Vimos o painel demonstrativo de ruas com o plano diretor discutido com a cidade, sendo algo de impressionar. Assim sendo, temos o objetivo de trazer novas indústrias para Sete Lagoas.”, frisou.

O secretário Sílvio de Sá falou sobre a visita ao trabalho de segurança pública desenvolvido na cidade chinesa, uma vez que Yixing conseguiu reduzir a criminalidade em 0,03%, através de um sistema integrado com a polícia local. “Enquanto no sistema de ‘Olho Vivo’ uma informação pode demorar, eles conseguem fazer isso em 15 segundos.”, explicou. De acordo com Sílvio de Sá, eles tem o objetivo de fazer um plano piloto em uma cidade como Sete Lagoas. O prefeito Marcio Reinaldo completou que os chineses fizeram a colocação de várias câmeras em vários pontos. “Portanto, trata-se de um programa integrado com circuito fechado, sendo que, se o cidadão fizer algo inadequado é rapidamente apanhado”, esclareceu.

Durante a viagem a Yixing, o prefeito acenou as possibilidades e potencialidades de Sete Lagoas, e nessa perspectiva buscou mostrar o interesse de fazer no município, o que é realizado em Yixing. Durante a coletiva, ele também lembrou a assinatura do novo “Memorando de Intenções”, cuja finalidade é promover a cooperação em matéria econômica, comercial, acadêmica, investimento bilateral e tecnologia, que contou com a presença do prefeito de Yixing, Zhou Bin. Também foi lembrado o encontro com o líder político de Jiangsu, Wang Zhong Shu, que é equivalente a um governador de Estado. Na oportunidade, o líder Wang Zhong reiterou a importância dessa relação bilateral e parabenizou os prefeitos de Yixing e Sete Lagoas por promover a união dos povos.

Nomeação de representante de Yixing para coordenar a comunicação com o Município de Sete Lagoas

Levando em conta a assinatura da “Carta de Intenções”, assinada na cidade chinesa no dia 16 de maio, durante a coletiva foi comunicada a nomeação do Sr. Lu Zheng “para coordenar a comunicação e cooperação em nome da cidade de Yxing, considerando que as Partes tem a melhor intenção de implementar os Centros de Comunicação Mútua e de Cooperação China-Brasil”. A nomeação foi comunicada por ofício enviado ao prefeito Marcio Reinaldo, pelo presidente do Conselho das Indústrias de Yixing, Zhou Mingxin.

Considerações finais

De acordo com o secretário Sílvio de Sá, o saldo da viagem é extremamente positivo. Ele também lembrou a importante presença e colaboração dos deputados estaduais Gil Pereira, Paulo Lamac, Ulisses Gomes e Alencar da Silveira, “os quais defenderam Sete Lagoas dentro desse objetivo de busca de investimentos e novas indústrias”. E completou: “Fizemos as reuniões à altura que Sete Lagoas merece e conseguimos desempenhar lá, uma agenda positiva. Por que Sete Lagoas e o Brasil? Eles gostam do Brasil e Sete Lagoas está no centro, contando com a proximidade do Aeroporto de Confins. Eles conseguiram entender isso! Toda a conversa foi no sentido de avançar e voltamos muito entusiasmados e otimistas com essa relação bilateral que vai colocar Sete Lagoas em uma situação diferenciada. Foi salutar esse conhecimento e é bom que Sete Lagoas seja coirmã de uma cidade desse gabarito.

 

O prefeito Marcio Reinaldo agradeceu a participação de toda a imprensa, demais presentes e colocou-se à disposição de todos. Ele reforçou que a viagem à China foi marcante para a formalização da parceria já confirmada. “Esse é um ponto fundamental para sairmos da crise e mostrarmos uma relação diferente. A China avança, pois a meu ver é a mais nova conquistadora dos mercados para o mundo. Não tenho dúvida que a parceria bilateral com Yixing é uma conquista institucional do Município. No mais, agradeço a todos e até a próxima se Deus quiser!”, concluiu.

 

Categories: Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS