Prefeito Marcio Reinaldo reúne-se com moradores do Kwait

Ao longo da última quinta-feira (05), o prefeito Marcio Reinaldo reuniu-se com moradores do bairro Kwait, para prestar maiores informações sobre os procedimentos de realocação das famílias que se encontram em áreas de risco e vulnerabilidade social, às margens do Córrego do Matadouro e Córrego dos Tropeiros. A reunião contou com a presença da secretária de Assistência Social Dilma Schwenck, do secretário de Obras, Infraestrutura e Políticas Urbanas Arnaldo Nogueira, de membros das equipes de ação social e da procuradoria geral do município, bem como os vereadores Renato Gomes, João Evangelista e Ismael Soares.

Considerando as ocupações de espaços públicos e área de preservação ambiental no bairro Kwait, a Prefeitura segue realizando as intervenções previstas no Projeto Prioritário de Investimento do Ministério das Cidades dentro do Programa de Aceleramento de crescimento (PAC), implantado no município desde o ano de 2007. A medida visa retirar todos os ocupantes de áreas de risco e vulnerabilidade social no que se refere a situações como: moradias precárias, improvisadas e impróprias, localizadas em áreas com ausência de saneamento básico, infraestrutura ou em conflito fundiário urbano. Para isso, serão construídas casas no bairro Jardim dos Pequis, que serão ofertadas a todas as famílias que atenderam à solicitação.

Na oportunidade, o prefeito Marcio Reinaldo e a equipe de assistência social sanaram dúvidas e apresentaram todos os detalhes da iniciativa, como o projeto da área em que serão construídos os imóveis e o contrato de prevê a realização das obras. Todo o processo é realizado de forma democrática e, para atender a esta demanda, o município desenvolve um projeto de trabalho Técnico Social, que é um conjunto de estratégias e ações realizado a partir de estudos diagnósticos integrados e participativos no território. Além da ação social, setores municipais como Saúde, Educação, Patrimônio, Obras, Regularização Fundiária e Procuradoria estão envolvidos na iniciativa, visando atender às necessidades dos ocupantes durante todo este processo.

Aos que atendem à determinação, o município paga o “aluguel social” no valor de 500 reais, que garante moradia para as famílias da hora em que elas deixam as áreas ocupadas até o momento em que recebem sua casa própria. Além disso, a Prefeitura oferta infraestrutura como transporte de bens, mão-de-obra de deslocamento e outros recursos necessários à migração. A iniciativa também promove o acompanhamento socioassistencial de todos os atendidos pelo programa, fortalecendo vínculos internos e externos de solidariedade, contribuindo para o processo de autonomia e emancipação social das famílias e atuando de forma preventiva, evitando que as famílias tenham seus direitos violados e recaiam em situações de risco.

Categories: Destaque, Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS