Prefeitura e Unimontes firmam acordo para ofertar cursos de pós-graduação aos educadores municipais

Na manhã desta quarta-feira (04), foi realizada a cerimônia para assinatura do convênio entre a Prefeitura Municipal de Sete Lagoas e a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), para a oferta de quatro cursos de pós-graduação aos profissionais da Educação. Estiveram presentes na solenidade o prefeito Marcio Reinaldo, o reitor da Unimontes João Canela, a secretária de Educação Mércia Diniz, a subsecretária de Educação Lucy Helena Pinto, a diretora da Escola Técnica Municipal Susana Fonseca, a vice-presidente da FUMEP Soraia dos Reis, o coordenador do programa “Mexa-se” Jaime Tolentino e o vereador Pastor Alcides.

Ao todo, serão disponibilizados os cursos em “Filosofia e Educação”, “Especialização em Libras”, “Lato Sensu em Educação Matemática” e “Especialização em Alfabetização e Letramento”, a serem ministrados na Escola Técnica Municipal nas noites de sextas-feiras e durante os dias de sábados.  A realização dos cursos tem como base uma demanda levantada pela Secretaria de Educação junto aos servidores municipais, uma vez que as instituições necessitam de profissionais capacitados para atender às especificidades no cotidiano escolar, levando inclusão para a vivência dos alunos. Paralelamente à pós-graduação, estão sendo feitas negociações a fim de que em breve a Unimontes possa oferecer, através de um núcleo em Sete Lagoas, outros cursos de graduação.

Durante a cerimônia, a secretária de Educação Mércia Diniz comemorou a assinatura do convênio, destacando que ainda diante das dificuldades enfrentadas pelo país, a Educação do município concretiza suas ações: “Sete Lagoas dá uma atenção muito especial para a Educação. Ainda que em tempos de crise, as boas notícias não param de chegar e as nossas metas continuam a se cumprir. Estes cursos foram escolhidos pelos nossos professores, que graças ao empenho e determinação desta administração, poderão realizá-los gratuitamente”, afirma. De acordo com João Canela, reitor da Unimontes, os cursos de pós-graduação abrem novos caminhos para os educadores municipais: “Agradeço ao prefeito Marcio Reinaldo por promover mais um momento que consolida a parceria entre Sete Lagoas e a Unimontes. Esta capacitação conta com áreas de interesse muito pertinentes, que darão novas oportunidades aos profissionais da Educação. Desejo que estejamos sempre de braços dados com esta ação e que o possível possa ser feito para tornar esta iniciativa um sucesso”, ressaltou.

O prefeito Marcio Reinaldo, por sua vez, se mostrou satisfeito com a chegada dos cursos e enfatizou a vontade beneficiar a comunidade através de novas parcerias com a Unimontes: “Iniciativas como esta são muito importantes para valorizar o currículo dos profissionais e o futuro de nossos alunos. Precisamos estar atentos à modernidade e competitividade do mercado, criando oportunidades para que a linha da educação se destaque, possibilitando um país melhor. A gente sonha que isso evolua para o campo da graduação e que, através de instituições sérias como a Unimontes, o desenvolvimento de Sete Lagoas esteja sempre na frente”, concluiu.

Sobre o autor

COMENTÁRIOS