Residência médica cresce em sete lagoas

A Residência Médica do Hospital Municipal Monsenhor Flávio D’Amato iniciou suas atividades em 2013. Foi aprovada através do Edital nº 29 de 27 de Junho de 2013 nos Programas de Cirurgia Geral e Medicina de Família e Comunidade. Tem como coordenador da COREME Dr. Gelbert Luiz Chamon do Carmo Amorim, como supervisor da Cirurgia Geral Dr. Caio Márcio Dutra Teixeira e supervisor da Medicina de Família e Comunidade Dr. Aluisio Cabral Pereira e vem crescendo a cada dia.

Em dezembro de 2015, aconteceu minuciosa vistoria do representante da Comissão Nacional de Residência Médica – CNRM/MEC, Dr. Adhemar Figueiredo, que fez algumas ressalvas, sugerindo algumas melhorias, e posteriormente elogiou muito a residência do HM no geral, principalmente no quesito formação prática dos residentes, que são treinados, acompanham casos clínicos dos mais simples aos mais complexos para exercer a profissão de cirurgiões geral com competência e ética.

Diante disso, no dia 05 de abril foi aprovado o credenciamento para mais 05 anos de funcionamento com aumento de vagas para médicos residentes do Programa de Cirurgia Geral e para o Programa de Medicina de Família e Comunidade o processo de aprovação está em andamento.

Apesar das mudanças dos fundamentos que a residência médica vem passando, e da atual realidade política e econômica que o país enfrenta, a residência do HM continua firme no propósito de ensinar e desenvolver capacidades dos médicos, aprendendo com ética e profissionalismo lidar com incertezas e ansiedades, tendo como tônica a humanização como primordial para sua formação.

Os médicos residentes e preceptores passam por uma carga horária pesada, de aulas práticas e teóricas, exigindo apoio emocional e físico, para alcançar resultados positivos. Isso implica em aulas científicas semanais, através de discussão de casos clínicos complexos encontrados no dia a dia e temas diversos com foco na cirurgia geral, aulas práticas diárias buscando aprimorar habilidades técnicas, o raciocínio clínico e a capacidade de tomar decisões. Alguns preceptores estão fazendo especialização em preceptoria para residência médica através do Sírio Libanês.

Cada vitória alcançada é comemorada com alegria por toda equipe da residência médica do HM que vem se comprometendo e sem medir esforços, para o crescimento e desenvolvimento do programa.

 

Categories: Destaque

Sobre o autor

COMENTÁRIOS