Marcio Reinaldo discute impacto do custeio da saúde nos municípios

As finanças públicas e a prestação de contas no fim de mandato foram os principais temas discutidos nesta sexta-feira (29) no 107° Encontro de Prefeitos das Cidades Polo de Minas Gerais. O evento, realizado no município de Uberaba (MG), contou com a participação do prefeito Marcio Reinaldo, que aproveitou a oportunidade para também pautar discussões relacionadas à área saúde.

O principal tema apresentado pelo gestor sete-lagoano foi o peso do custeio de procedimentos da saúde nas cidades polo. “Sete Lagoas é um dos municípios que precisa assumir uma carga excessiva de pagamentos referentes a outras cidades. Esses custos deveriam ser rateados entre os municípios que utilizam o sistema. É um debate que precisamos realizar no Estado e na União”, reivindicou Marcio Reinaldo.

Diversos outros prefeitos apontaram a área da saúde como o grande desafio da administração pública. O evento teve abertura oficial realizada pelo gestor municipal anfitrião, Paulo Piau. A assessora da Secretaria de Finanças de Belo Horizonte, Luce Mary, e o assessor do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Marconi Augusto, foram os palestrantes que apresentaram informações importantes no que diz respeito à responsabilidade fiscal que deverão ser observadas nesse período de transição e final de mandato.

Para a secretária de Planejamento, Orçamento e Tecnologia de Sete Lagoas, Kátia Nogueira, “o evento veio reafirmar as dificuldades que os municípios estão enfrentando para encontrar o equilíbrio entre manter os serviços básicos com a crise financeira e os aspectos legais de cumprimento dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal no último ano de mandato”. Os servidores da Prefeitura de Sete Lagoas Daniel Tavares e Giovani França também participaram.

Também foi cobrado no encontro à retomada e aceleração das obras pelo Governo de Minas dos hospitais regionais dos municípios de Divinópolis, Sete Lagoas e Juiz de Fora. O evento foi encerrado com pronunciamento do vice-governador do Estado de Minas Gerais, Antônio Andrade.

Categories: Destaque

Sobre o autor

COMENTÁRIOS