O primo Basílio neste sábado em Sete Lagoas.

 

Sucesso de público em todas as apresentações em Sete Lagoas, “O primo Basílio”, depois de quase um ano, volta em cartaz na Casa da Cultura neste sábado, 23 de abril ás 20h.

O Grupo visa encontrar, no resgate que faz da obra “O Primo Basílio”, o viés para uma possível aproximação entre o espectador e a arte.

A obra é um romance clássico que retrata a família burguesa urbana do século XIX e tem como conteúdo, críticas sociais à exploração da sexualidade/adultério, como também tendência à construção de personagens marcadas pela baixeza de caráter, além de referências pouco lisonjeiras à moral, aos costumes e à religião. Problemas atemporais ocupam o palco, porém sendo mostrados em um cotidiano de uma época específica.

Em uma trama envolvente, Luísa trai o marido Jorge com o seu primo Basílio. Juliana, a empregada, descobre o adultério e ameaça contar para Jorge se uma boa quantia em dinheiro não fosse paga a ela.

“O primo Basílio” nasce em um período em que a literatura rompia com o Romantismo, sendo este livro um dos precursores do Realismo. Por sua vez, a encenação do Grupo Drama de Teatro também trabalha a estética realista com duração de 45 minutos. A iluminação do espetáculo sugere uma alumiação feita à luz de velas. Os figurinos e o cenário evidenciam os protótipos da futilidade e da ociosidade daquela sociedade. O espetáculo, apresentado por quatro atores (Izabela Oliveira, Douglas Costa, Douglas Lins e Valquíria Corrêa), procura, através de imagens em contraponto, uma experiência estética com o público, onde arte por um lado e vida pública e existência privada por outro, se misturem.

 

Serviço

“O primo Basílio”

Casa da Cultura (Avenida Getúlio Vargas, 91, Centro – Sete Lagoas)

Dia 23 de abril às 20h

Ingresso: R$10,00 – venda antecipada na Lider Som (Rua Monsenhor Messias, 249, Centro)

Categories: Agenda, Destaque

Sobre o autor

COMENTÁRIOS