SAAE esclarece noticias sobre reajuste tarifário

 

Ao contrário do que foi divulgado, durante audiência pública onde foi discutido o reajuste tarifário de 15.45% nas contas do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), o gerente comercial da autarquia, Lourenço Pontello, JAMAIS AFIRMOU QUE IRIA SE ABSTER DO ASSUNTO PROPOSTO, conforme pode ser conferido na própria gravação feita pela Câmara Municipal de Sete Lagoas, local onde foi realizado o evento. O gerente se colocou à disposição para esclarecer posteriormente, e em outra ocasião, ASSUNTOS QUE FUGIAM DO TEMA “REAJUSTE TARIFÁRIO”, proposta do requerimento que motivou a audiência pública.

 

ENTENDA O REAJUSTE TARIFÁRIO

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), respaldado pelo Conselho Municipal de Água e Esgoto de Sete Lagoas (CMAE), informa que o reajusta tarifário de 15.45% deverá vigorar a partir de 1º de abril de 2016 para pagamento em maio.

A base de cálculo foi a seguinte: o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) 2015 acumulado de 12 MESES (11,276%) + 4,63% (referente à quarta parcela concedida pelo CMAE), o que gera um total de 15.9062%. No entanto, o aumento concedido pelo CMAE foi de 15.45% (média obtida do INPC + IGPM + IPCA + 4.63%).

A parcela de 4,63% é referente aos quatro anos (entre 2007 e 2011) que não tivemos aumento na tarifa de água e esgoto, ficando acordado que este montante seria dividido em quatro parcelas, sendo uma a cada ano; esta foi última, conforme acordado e aprovado pelo CMAE.

Motivaram ainda o reajuste: o elevado aumento tarifário de energia elétrica ocorrido no ano de 2015, considerando que não houve nenhum repasse deste aumento aos usuários neste período; e o acúmulo inflacionário no período de Janeiro a Dezembro de 2015, medido pelo INPC (índice Nacional de Preços ao Consumidor).

Em contrapartida, a nova estruturação tarifária estabelecida pelo SAAE no ano passado, além de promover economia dos recursos hídricos de Sete Lagoas, beneficiou 93.426 moradores – de um universo de 229.887 habitantes, segundo dados do IBGE – que tiveram redução na conta no valor da conta de água ao consumirem até 7 mil litros de água / mês.

 

COPASA

A conta de água e esgoto da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) vai aumentar 13,9% em maio em Minas Gerais. A autorização para o reajuste foi publicada pela Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG) no Minas Gerais desta quarta-feira (13). Vale ressaltar que a tarifa fixa da Copasa para água e esgoto será de R$ 26,89 para o cliente que não usar nenhum litro de água; e a do SAAE é de R$ 11,67 para consumo até 3 mil litros de água.

Categories: Destaque, Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS