Aberto o cadastro de artistas no Censo Cultural de Sete Lagoas

Objetivando mapear e conhecer a fundo o cenário cultural da cidade, Sete Lagoas fará um censo cultural para identificar, localizar e conhecer suas potencialidades artísticas e culturais. O projeto, que vem sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura e Juventude juntamente com o Conselho Municipal de Políticas Culturais, fará um levantamento de nomes e atividades ligadas à história e potencialidades desenvolvidas por artistas em várias atividades, como música, literatura, artes plásticas, dança, teatro design, entre outras. O trabalho vai avaliar e qualificar a cidade no cenário cultural estadual e federal e o resultado do levantamento dará subsídios para projetos culturais abrangentes, além de planejamento de políticas culturais de fomento, valorização e desenvolvimento artístico na região.

O cadastro poderá ser feito do dia 11 de abril ao dia 31 de maio pelo endereço eletrônico: censoculturalsl.com.br onde os interessados poderão ter acesso a todas as informações sobre como fazer o cadastro e outras funcionalidades do site. O cadastro na plataforma se faz necessário por democratizar e facilitar o acesso dos artistas aos editais culturais disponíveis, processos licitatórios e demais ações a serem desenvolvidas na cidade.

De acordo com o Coordenador Geral de Cultura e Juventude, Alan Keller, a cidade tem valores que não são reconhecidos e que trazem para o município as condições necessárias para transformar a cidade num grande centro cultural como acontece em cidades como Tiradentes e Ouro Preto, com as Mostras de Cinema, Diamantina, com a Vesperata e outras cidades históricas, com eventos que ganharam proporções de caráter nacional e com isso aumentam suas arrecadações com a promoção de eventos e atrações culturais.

“Precisamos do censo cultural para identificar os valores artísticos que abrem as perspectivas para nossa cidade se fortalecer como um centro promotor de cultura em todas as áreas. Temos uma Orquestra Jovem que vem levando o nome de Sete Lagoas a lugares e eventos de grande reconhecimento, temos artistas com grande poder criativo e reconhecimento internacional e em grande parte do território nacional e devemos muito a eles, que durante muito tempo ficaram no ostracismo”, declarou o coordenador geral de Cultura. De acordo com o coordenador, este trabalho não é uma atividade restrita à secretaria municipal de cultura, mas envolve todo o Conselho Municipal de Políticas Culturais e a classe artístico-cultural local. “Precisamos reafirmar a nossa identidade cultural e mostrar ao maior numero de pessoas possível o potencial artístico que temos e a crescente cadeia produtiva” conclui.

Sobre a necessidade de realização do Censo Cultural a Presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais Celenia Tavares, comenta de maneira contundente. “Hoje podemos dizer que a cultura em Sete Lagoas atravessa uma das fases mais promissoras da nossa história. Vivemos para ver os artistas saindo da fase do “pires na mão”, se profissionalizando, se capacitando. Vemos uma administração preocupada com o fomento de políticas públicas culturais, uma secretaria de Cultura altamente qualificada e um Conselho de Cultura atuante. Todo esse cenário, ao longo de 10 anos, possibilitou a formação de público para usufruir a cultura. Atualmente, não há mais evento vazio na cidade, a cultura sete-lagoana vive seu momento de efervescência. Desse cenário cada vez mais profissional, surgiu uma nova demanda: a realização do Censo Cultural, que é de suma importância para que possamos conhecer nossos artistas e agentes culturais mais profundamente e assim, trabalhar com maior assertividade para continuar engrandecendo a atividade cultural na cidade, com o objetivo de nos tornarmos exemplo nacional! ”

O projeto gráfico e plataforma utilizada para a realização do Censo Cultura de Sete Lagoas, não deixa dúvidas sobre a efetividade e completude da proposta que poderá servir de exemplo a outras cidades que pretendem realizar o mesmo projeto, já que o mapeamento da área cultural é requisito fundamental para inserção definitiva dos municípios no Sistema Nacional de Cultura.

“Como o processo de cadastro é totalmente digital, facilita bastante para o artista a inserção das informações necessárias ao cadastro, pelo quesito comodidade. A plataforma é bastante dinâmica e possibilita ao artista cadastrar todas as atividades culturais que exerce por categorias, o que facilita e potencializa o mapeamento. Com o Censo, a criação de ações de desenvolvimento e de políticas públicas para a cultura serão mais eficientes e abrangentes, pois contará com dados específicos das potencialidades e deficiências de cada área artística” conclui a presidente do conselho.

A plataforma de cadastramento foi desenvolvida pela empresa set-lagoana Tag2 e é uma das poucas existentes no Brasil, e dará todo o suporte e direcionamentos necessários à crescente produção cultural da cidade. O Censo Cultural de Sete Lagoas é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e Juventude em parceria com o Conselho Municipal de Políticas Culturais de Sete Lagoas

 

 

 

Categories: Destaque, Giro

Sobre o autor

COMENTÁRIOS