07 DE ABRIL: DIA MUNDIAL DA SAÚDE

Entenda como funcionam as unidades do SUS em Sete Lagoas.

O Sistema Único de Saúde (SUS) foi instituído em 1988 pela Constituição Federal para garantir a todos os brasileiros um direito fundamental: o acesso universal à saúde. Por ser um sistema amplo, composto por diferentes tipos de unidades de atendimento, grande parte das pessoas tem dúvidas sobre o uso dos serviços e acaba recorrendo à urgência e emergência, adequadas apenas para situações críticas e graves, que exigem atendimento rápido, e sobrecarregam a estrutura.
Para entender o funcionamento do SUS, é primordial observar que a assistência é organizada por níveis de complexidade e tem em seu alicerce a Atenção Primária, que oferece nas Unidades de Atenção Primária em Saúde os serviços elementares do sistema: clínica geral, pediatria, obstetrícia, ginecologia e odontologia. Ou seja, é por meio dela que se tem acesso à rede. Após a primeira consulta com um desses profissionais, se houver necessidade, é realizado o encaminhamento para especialistas e outros serviços de maior complexidade. No entanto, estudos indicam que a Atenção Primária é capaz de resolver cerca de 80% das necessidades e problemas de saúde da população.

Em Sete Lagoas, as Unidades de Atenção Primária em Saúde é constituída por 47 Estratégias de Saúde da Família (ESF), 8 Centros de Saúde (CS), Clínicas Odontológicas Elza Moreira e Padre Adriano, Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e Advisete, que possuem equipes multidisciplinares. Cada Unidade de Atenção Primária possui uma área específica de abrangência. Os Centros de Saúde possuem formas diferentes de agendamento de consultas. Por isso é importante se informar sobre qual unidade atende seu setor e como é o procedimento para a realização de consulta.

“O usuário que se sentir mal, com sintomas como febre e dor de cabeça, que não exigem atendimentos de urgência e emergência, ou seja, cuja situação não apresenta risco de morte, deve procurar a ESF ou o CS mais próximo, onde será acolhido e encaminhado ao atendimento”, explica o Secretário.

O usuário que precisar de atendimento especializado ou serviços complementares como exames, também deve procurar primeiramente uma Unidade de Atenção Primária. O atendimento no serviço especializado é organizado pela Central de Marcação de Exames e Consultas. Após realizar a consulta em uma ESF ou CS, o encaminhamento realizado pelo médico deve ser apresentado na recepção da própria unidade, onde é lançado no sistema da regulação e entra na lista de espera. Assim que surge a vaga, os 223 Agentes Comunitários de Saúde, conhecidos como ACS entram em contato para informar o local, a data e o horário da consulta.
Exames 
Alguns exames possuem cota mensal e, não havendo disponibilidade, o pedido continua cadastrado no sistema. Quando houver vagas, o ACS informa o usuário. Os exames de alto custo possuem um formulário específico que é encaminhado para a Central de Marcação. A autorização para esses exames é dada por um médico regulador.

Urgência e Emergência
Os atendimentos de Urgência e Emergência da rede municipal de saúde são realizados em 04 unidades 24h: Hospital Municipal Monsenhor Flávio D’Amato (HM), Unidade de Pronto Atendimento Dr. Juvenal Paiva (UPA), Pronto Atendimento Caio Lucius de Oliveira Filho (conhecido como PA Belo Vale ou Hospitalzinho) e Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU).

O secretário explica que, além de emergências, pessoas com doenças agudas ou doenças crônicas agudas podem procurar os serviços de pronto-atendimento. “Ao chegar, o usuário passa por uma triagem e é classificado por cores, do azul ao vermelho, de acordo com a gravidade de seu quadro. O atendimento é realizado levando em conta a gravidade do caso, ou seja, independe da ordem de chegada”, lembra.

O paciente classificado pela cor vermelha é aquele em risco iminente de morte e recebe atendimento imediato. Alguns exemplos são as paradas cardiorrespiratórias, crises asmáticas graves e enfartos. O amarelo indica potencial risco de morte e designa atendimento rápido, já o verde indica pacientes com sintomas agudos de doenças e infecções como, por exemplo, pneumonia e otite, e são a terceira prioridade. As pessoas classificadas pela cor azul não necessitam de assistência urgente e são orientadas a agendar uma consulta na ESF ou CS ou, se preferirem, aguardar o atendimento.

 

Origem do Dia Mundial da Saúde

O Dia Mundial da Saúde foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1948, devido a preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas em todo o mundo, e também alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população mundial.

Oficialmente, o Dia Mundial da Saúde é comemorado em 7 de abril desde 1950.

De acordo com o conceito definido pela OMS “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”. Cada ano um tema é colocado em pauta e em 2016 o tema escolhido foi DIABETES.

Categories: Destaque, Sem Categoria

Sobre o autor

COMENTÁRIOS