Prefeitura realiza “dia de campo” em comemorações ao Dia Mundial da Água

A Prefeitura de Sete Lagoas, em parceria com a Embrapa Milho e Sorgo, Faculdades Santo Agostinho, Emater, Associação Comunitária da Estiva e adjacências, realizou um “dia de campo” em comemoração ao Dia Mundial da Agua. A ação, realizada no objetivo de conscientizar alunos e produtores sobre o uso sustentável da água e a conservação do solo, contou com a participação do idealizador do Projeto Barraginhas, o pesquisador da Embrapa Dr. Luciano Cordoval.  Representando o Legislativo, também estiveram presentes os vereadores Dalton Andrade e Gilberto Doceiro.

 

No ano de 2005, o projeto “Integração das Tecnologias Sociais Lago de Multiplo Uso e Barraginhas” foi o vencedor do prêmio Fundação Banco do Brasil na categoria “Recursos Hídricos” e, assim, espalhou-se pelo País através do apoio de associações, prefeituras e da estatal brasileira de petróleo, a Petrobras.  Dentre os principais resultados da iniciativa, estão as transformações de paisagens e aumento da qualidade de vida de milhares de pequenos produtores com a construção de barraginhas, tanques criatórios de peixes, fornecimento do kit irriga horta e estufas para produção de mudas de hortaliças.

 

Na oportunidade, o gerente de Agropecuária Fernando Costa apresentou os programas municipais de apoio ao produtor rural, que fornecem maquinas e implementos agrícolas para o preparo do solo, construção de barraginhas e tanques de piscicultura. Em seguida, o assessor de gabinete Laudo Luiz Serrano apresentou o projeto de regulamentação da APA do Ribeirão Paiol e os levantamentos de uso e ocupação do solo. Após a palestra do Dr. Luciano Cordoval, os participantes assistiram a construção de uma barraginha em uma propriedade rural nas proximidades da Comunidade da Estiva.

 

Categories: Destaque, Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS