Vida Saudável > Profissionais da saúde participam de cursos a distância
buscar
quarta-feira, 18 de novembro de 2009 - 10h26 - por Aline Marques

Profissionais da saúde participam de cursos a distância


Alterar tamanho da fonte  Aumentar tamanho da fonte Diminuir tamanho da fonte Redefinir tamanho da fonte

A Prefeitura Municipal de Sete Lagoas por meio de convênio firmado com a curso-a-distanciaSecretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) realiza o 1º Programa de Educação Permanente a Distância (PEPD).

O curso de “Especialização em Gestão da Clínica na Atenção Primária à Saúde” foi desenvolvido visando oportunizar a especialização dos profissionais da saúde que atuam na Estratégia da Saúde da Família (ESF) e melhorar a qualidade no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Pós-Graduação

A especialização iniciou-se em março deste ano e é composta por doze módulos, com duração de um ano. O curso é destinado a médicos, enfermeiros e dentistas com 52 profissionais da saúde inscritos. De acordo com Célia Rachid, pedagoga do Centro de Educação em Saúde, 27 equipes de ESF’s receberam televisão e antena para a habilitação desses profissionais. “As aulas são realizadas nas ESF´s toda quinta-feira, de 15h às 16h30min e é em tempo real, transmitida via satélite. As intervenções são feitas por e-mail ou telefone”, diz Célia.

Cursos

Em breve, outros cursos também serão implantados, como: “Curso de Gestão Microrregional de Saúde”, “Curso de Gestão de Transferência de Recursos do SUS” e o “Curso de Negociação do Trabalho em Saúde”, em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública/ Fiocruz.

Está em andamento na UNIFEMM, o “Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar”, uma parceria entre as instituições que possibilita atualmente um desconto de 60% nas mensalidades de 26 servidores efetivos da Secretaria. “Este curso objetiva melhorar o atendimento à população e o sistema administrativo e gerencial da Secretaria Municipal de Saúde”, acrescentou Célia.

Convênios

A Prefeitura Municipal de Sete Lagoas, além de capacitar seus profissionais, mantêm convênios de estágio curricular obrigatório com várias instituições de ensino, dentre elas: Escola Técnica Municipal de Sete Lagoas, UNIFEMM, SENAC, UNOPAR, Faculdade Ciências da Vida, III Milenium, CEFAP e Colégio Monsenhor D’Amato, para profissionais de nível técnico e superior nas unidades municipais de saúde. “O convênio ajuda a promover a melhoria da qualidade dos serviços, gerando oportunidade aos alunos de praticarem os conhecimentos teóricos que receberam”, concluiu a pedagoga Célia Rachid.

Fonte: ASCOM Saúde.

2 comentários sobre “Profissionais da saúde participam de cursos a distância”


  • da Redação disse:

    Olá Marinéia!
    Logo no início da matéria já estão citados os nomes da Prefeitura Municipal de Sete Lagoas e da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.
    Agradecemos o contato.
    Att.,
    A Redação.

  • Marinéia disse:

    Olá , pesquisei no google sobre brinquedotecas e gostei da reportagem, mas não consegui identificar qual o Hospital Municipal… em que cidade??
    por favor envie-me a resposta
    desde já obrigada,
    Marinéia

Deixe seu comentário!