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terça-feira, 9 de março de 2010 - 12h36 - por Tiago Reis

Esportes aquáticos, descubra seus benefícios


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A natação é um esporte que trabalha todos os grupamentos musculares, ajuda a reduzir a gordura corporal, alivia as tensões do dia-a-dia e ajuda a recuperar lesões.

Ao nadar todos os estilos desse esporte (crawl, costas, peito e borboleta) a pessoa estará trabalhando todos os grupamentos musculares.

O risco de lesões para quem pratica natação é pequeno porque a água amortece os impactos, isso torna esse esporte excelente para a recuperação de lesões.

Quando praticada na intensidade correta, a natação ajuda na redução da gordura corporal e ainda tem efeitos relaxantes.

Téa, personal trainer, professora de educação física, natação e jump da Academia Podium, aconselha também a procura de um profissional da saúde antes de se iniciar qualquer atividade física: “É muito importante contar com o acompanhamento de um profissional ao praticar qualquer atividade física. Um médico ou um profissional da saúde está capacitado a avaliar e orientar a atividade correta”, recomenda Téa.

É importante seguir uma dieta balanceada e suprir as necessidades de nutrientes de seu corpo, pois a natação é um esporte que demanda bastante energia. “Com uma boa alimentação e a prática de atividades físicas, no futuro você vai colher saúde” afirma a personal trainer.

- Benefícios da prática da natação:
Não causa impacto nas articulações e nem na musculatura, portanto não há grande risco de lesões.
Trabalha o sistema cardíaco e respiratório, fazendo com que o condicionamento físico melhore.
Gasto calórico de até 600 Kcal/hora.

- Riscos/cuidados na natação:
Não há riscos para quem pratica natação, sem extrapolar os limites físicos. A freqüência mais alta dos batimentos cardíacos deve ser 75% da máxima permitida.
Caso as aulas não sejam equilibradas, o aluno pode forçar demais uma só parte do corpo. Isso acontece quando, por exemplo, a aula inteira é feita com palmar ou nadadeiras, ou ainda, quando a pessoa nada apenas um estilo.

- Principais grupamentos musculares trabalhados na natação:
Quem nada os 4 estilos (crawl, costas, peito e borboleta) trabalha todos os grupamentos musculares.

- Materiais/vestimenta/equipamentos para a natação:
Óculos de natação: fundamental para proteger os olhos do cloro.
Sunga ou maiô.
Pranchas: excelente método para aumentar a força nas pernas e melhorar a técnica da pernada e a confiança dentro da água. O material das pranchas varia, podem ser de borracha ou à base de isopor.

Hidroginástica.

Outro esporte aquático que também traz inúmeros benefícios a nossa saúde é a Hidroginástica.

A hidroginástica melhora a capacidade aeróbica e cardiorespiratória, a resistência e a força muscular, a flexibilidade e o bem-estar geral e tem a vantagem de poder ser praticada por qualquer pessoa. Servindo tanto para atletas em treinamento, como para gestantes, pessoas que estão recuperando lesões, ou que estão acima ou abaixo do peso ou aquelas com algum tipo de deficiência.

É uma excelente opção para pessoas que levam uma vida muito agitada e têm pouco tempo para a prática de exercícios.

Os exercícios aquáticos são divertidos, agradáveis, eficazes, estimulantes, cômodos e seguros. A hidroginástica permite a redução no esforço articular. É uma excelente opção de atividade física, para chegar à boa forma e a um estilo de vida mais saudável.

Professora Téa e seus alunos na Academia Podium.

Professora Téa e seus alunos na Academia Podium.

Benefícios da hidroginástica:

Pode ser praticada por homens, mulheres, jovens e idosos; pessoas com pouco tempo para praticar exercícios, atletas em treinamento, gestantes, pessoas que estão se recuperando de alguma lesão, pessoas com alguma deficiência.

É uma atividade divertida, onde há uma grande interação durante a aula com outras pessoas.

Melhora a capacidade aeróbica, a resistência cardiorespiratória, a resistência e a força muscular, a flexibilidade e o bem-estar geral.

Gasto calórico por volta de 400 kcal/hora.

- Riscos/cuidados da hidroginástica:

Desde que você tenha feito uma consulta médica anterior, não há nenhum tipo de problema. Como a hidroginástica é uma atividade praticada com a água no nível do ombro, o peso do corpo diminui 90%. Isso praticamente elimina os impactos musculares e articulares. Quanto mais baixo o nível da água, maior será o impacto.

- Principais grupamentos musculares trabalhados na hidroginástica:

Glúteos, braços, pernas, abdômen e costas.

- Materiais/vestimenta/equipamentos para a hidroginástica:

Step: parecidos com os que são utilizados fora da água, trabalha exercícios de perna. Halteres: são utilizados para realizar exercícios de braços. Existem vários tipos e formatos de halteres que influenciam no resultado do exercícios.

Noodles (cobrinha ou macarrão): é um flutuador versátil. É um material com várias utilidades. É usado para exercícios abdominais, exercícios de braço, exercícios localizados para pernas e glúteo.

Na Academia Podium você encontra profissionais capacitados para te orientarem e uma estrutura completa para a prática de suas atividades físicas.

Academia Podium
Rua Cachoeira da Prata,275, Cannan, Sete Lagoas-MG.
Telefone 3771-7030

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