Data final para exigência do CRLV 2016 começa em junho

 

Os proprietários de veículos em Minas Gerais já possuem datas definidas para se regularizarem e estarem com o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) em mãos. O documento é de porte obrigatório para circular com veículos.Segundo a gerente da UAI (Unidade de Atendimento Integrado), os documentos a serem entregues que são devolvidos pelos Correios são destinados ao UAI.

“O correio faz três tentativas de entrega na casa proprietário. Caso não consiga, porque o documento de entrega deve ser assinado, os Correios levam para a UAI.

Se o motorista não recebeu e verificou no site do Detran que foi emitido e no site dos Correios consta as três tentativas, então o documento veio para a UAI. Nós recebemos todos os dias em torno de 100 documentos. O motorista deve procurar a UAI portando um documento original e atualizado para buscar. Na página www.detran.mg.gov.br, o proprietário deve ir em ‘Veículos’, ‘Licenciamento Anual’, e olhar em‘Documentos necessários para a entrega nas unidades de atendimento do Detran’. Ali tem quais documentos são necessários. Às vezes a própria pessoa não consegue vir e pode pedir a um parente. Na página tem toda a orientação necessária”, explica a gerente.

Para veículos com placas finais 1, 2, 3, 4 ou 5, o CRLV já está sendo cobrado. Já para os veículos com placas finais 6, 7, 8, 9 e 0, a cobrança começa a partir de junho, segundo informações da gerente. “Não precisa de agendamento, é só comparecer no posto da UAI”, completa

 

O que é o CRLV?

 

De acordo com João Mário, psicólogo e educador de trânsito, o CRLV pode também ser chamado de CLA e confundido com o CRV (Certificado de Registro do Veículo), um documento obrigatório para a transação do veículo. “O CRLV é um documento anual, todo ano são pagas as taxas e é adquirido um documento vigente”.

Segundo o educador de trânsito, caso o motorista seja parado em uma blitz e não esteja com os documentos em dia, a infração é considerada gravíssima. “Mesmo que os valores tenham sido pagos, se o motorista não tiver os documentos em mãos,será notificado.Pode estar com as taxas todas pagas, mas será notificado. Os valores da taxa variam de veículo para veículo, de acordo com o valor. Em Minas Gerais, o valor é 4% em cima do valor do veículo”.

De acordo com o Artigo 230, inciso V do Código de Trânsito Brasileiro, o veículo “que não esteja registrado e devidamente licenciado” configura infração gravíssima, com penalidade de multa e apreensão e remoção do veículo como medida administrativa.

“Como medida, o veículo é apreendido e fica de um a 30 dias na delegacia. Como temos agora uma nova notificação, os valores também estão sendo alterados com o novo código. Calculamos um valor a partir de R$293,43, um aumento de 90%”, conclui.

Categories: Destaque, Trânsito

Sobre o autor

COMENTÁRIOS