Pilates: 7 benefícios da prática para os homens

Pilates: 7 benefícios da prática para os homens

Embora tenha caído no gosto das mulheres, o que, de certa forma, possa inibir alguns homens, o Pilates traz muitos benefícios para o sexo masculino. Inclusive toda a metodologia foi desenvolvida por um homem: o acrobata alemão Joseph Pilates (1883-1967), que treinava outros homens depois da 1ª Guerra Mundial. A maioria de seus alunos era formada por praticantes de esportes que apresentavam, geralmente, algum problema postural ou de lesões.

A modalidade têm se tornado cada vez mais popular e, apesar de estar associado à mudança na estética corporal, o que interessa mais a um público predominantemente feminino, é no interior do corpo e da mente que as mudanças mais acontecem. Um dos principais efeitos para quem pratica é o aumento da consciência corporal, responsável pela adoção de cuidados diários com a postura e os movimentos. Assim, as melhorias são vistas durante todas as atividades do seu dia. Se você estiver sentado numa sala de espera, carregando uma mala, jogando futebol ou lutando MMA, vai se lembrar das aulas de pilates. Tanto é que treinadores de outras modalidades esportivas recomendam o Pilates aos seus atletas. “Praticar uma hora, duas vezes por semana, já está de bom tamanho”, afirma Nathália Martins, fisioterapeuta e sócia do Santè – espaço para Pilates e Yoga a céu aberto de Sete Lagoas.

O Pilates possui uma abertura em seu método capaz de abarcar os mais variados graus de necessidade. Para cada demanda existem exercícios diferentes feitos no mat – aquele tapetinho – ou em um aparelho (são quatro, chamados de cadillac, reformer, chair e ladder barrel), algumas vezes acompanhados de acessórios, como círculo mágico, bola bosu e meia-lua. Esses instrumentos se combinam formando um repertório de mais de mil exercícios. “Homens de todas as idades, sejam jovens ou idosos, podem praticar. As adaptações podem ser feitas de acordo com a necessidade, o que possibilita correções durante os movimentos e proporciona uma execução segura, livre de compensações, sobrecargas e dores ou lesões indesejadas”, revela Nathália.

Diferente de outros tipos de treinamentos de força, que requerem exercícios pesados em equipamentos de musculação, o Pilates trabalha a mente para conduzir os músculos, dando ênfase aos músculos do centro do corpo, criando um equilíbrio com a respiração para alinhar a coluna. Ou seja: é a melhor modalidade para quem quer ganhar aquela barriga “tanquinho” e, ao mesmo tempo, trabalhar os demais músculos do corpo.

Confira as sete principais vantagens do Pilates para os homens:

  1. Elimina dores e previne lesões

O Pilates utiliza aparelhos próprios e atua no equilíbrio da mente, na concentração e na harmonia do organismo. As dores nas costas atingem cerca de 80% da população mundial em algum momento da vida. A reabilitação da postura previne dores na coluna e pode corrigir desvios como hipercifose e hiperlordose. Além disso, resulta em um corpo elegante, forte e saudável e uma mente bem mais tranquila. Efeitos como melhora do sono e da ansiedade bem como do rendimento no trabalho, do autocontrole e também da auto-estima podem ser facilmente percebidos.

  1. Aumento da performance esportiva

Postura, equilíbrio, estabilidade, flexibilidade, respiração, coordenação, circulação, fortalecimento e resistência: tudo pode ser melhorado. Atletas das mais variadas modalidades são beneficiados. Por exemplo: quem joga tênis ou golfe acaba se dando bem com o aprimoramento da rotação do tronco. Maratonistas melhoram seu tempo com técnicas avançadas de respiração e lutadores ganham mais flexibilidade e força abdominal. Assim como já acontece no vôlei, basquete e no futebol, treinadores oferecem aos atletas os exercícios de Pilates no solo e com a bola para melhorar a performance e prevenir lesões.

  1. Combate ao estresse

O dia-a-dia agitado, repleto de afazeres e pressão sofrida no trabalho, pode causar estresse. E até contra esse problema o Pilates passa a ser recomendado, já que ele contribui para o controle da ansiedade e para o desenvolvimento da concentração. A atividade também é responsável pela harmonia do corpo e pelo desenvolvimento do equilíbrio da mente.

  1. Desenvolvimento harmônico dos músculos

Diferentemente de outras atividades físicas que trabalham conjuntos de músculos específicos, o Pilates trabalha toda a musculatura corporal, levando ao aumento do tônus muscular de forma equilibrada em todo o corpo, alongando os músculos que ficam mais resistentes sem aumento de volume. A musculatura do core (logo abaixo da caixa torácica), por exemplo, é pouco trabalhada na maioria dos exercícios na musculação. Ele é o centro de força do nosso corpo e responsável pela manutenção da nossa postura.

  1. Dá mais flexibilidade aos movimentos 

Se você é daqueles “atletas de final de semana” jogando futebol, sabe que o resultado muitas vezes é um dolorido estiramento muscular por pura falta de flexibilidade e fortalecimento muscular. O Pilates atua no ganho e melhora dessa elasticidade, uma vez que promove o alongamento global da musculatura visando sua manutenção e ganho de amplitude e qualidade de movimento.

  1. Melhora o desempenho sexual e reduz o risco de câncer de próstata 

Por trabalhar bastante com a musculatura pélvica, a prática proporciona maior controle da região, prolongando o prazer sexual, bem-estar físico e mental, além do aumento da flexibilidade, ajudam no sexo. O mesmo vale para o autoconhecimento e para a liberação de hormônios, como endorfina, responsável pelo bem-estar. Já com relação à redução do risco de câncer de próstata, que ocorre também com o envelhecimento por conta da deterioração da musculatura de assoalho pélvico, o Pilates atua no fortalecimento dessa região, retardando assim essa deterioração natural do corpo.

  1. Dá para fazer com a turma

Os treinos são democráticos: em uma mesma sala podem estar praticantes de níveis e interesses diferentes. Cada uma das pessoas tem um treino personalizado. O bom nesta história é que você pode fazer uma sequência de exercícios com os amigos do futebol, por exemplo, ou com os maridos das amigas da sua namorada/esposa que também foram pro Pilates. A atividade também é boa para casais: um apoia o outro e a motivação só aumenta.

 

Sobre o autor

COMENTÁRIOS