HSNG enfrenta dificuldades e comunica paralização temporária da maternidade

HSNG enfrenta dificuldades e comunica paralização temporária da maternidade

A Irmandade de Nossa Senhora das Graças informa, em caráter de urgência, o fechamento temporário da Maternidade a partir das 19h de hoje, 14 de dezembro de 2016, quarta-feira, até as 7h do dia 15 de dezembro, quinta-feira.

O fechamento se dará em função de não haver obstetras disponíveis para atendimento às gestantes e parturientes, como preconiza parecer 5393/2014 do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais, que prevê que “Escalas de plantonistas de maternidades públicas ou privadas devem estar completas para seu pleno funcionamento”. A assistência aos pacientes já internados, no entanto, não será afetada.

Conforme já amplamente divulgado pelos veículos de comunicação de Sete Lagoas, a manutenção das atividades do HNSG está comprometida em função do não cumprimento, pelo Poder Público Municipal, do pagamento dos valores fixados em contrato junto à INSG.

Apesar de todos os esforços da Irmandade, que tem recorrido à Justiça na tentativa de solucionar essa questão, a situação vem se agravando porque muitos médicos têm se recusado a dar plantões na Maternidade do HNSG em função das dificuldades encontradas pela entidade para quitar os valores devidos a estes profissionais pelos plantões.

A INSG deixa claro que o fechamento temporário da Maternidade, que vai ocorrer entre a noite desta quarta e a manhã desta quinta-feira, não se trata de ato grevista, e sim da impossibilidade de cobertura de toda a escala de plantões por falta de profissionais.

Esclarecemos também que as autoridades competentes estão sendo oficialmente informadas da paralisação, e que no caso de haver alguma alteração na situação de interrupção, a INSG se compromete a se manifestar oficial e imediatamente.

Os demais serviços prestados pelo HNSG permanecem inalterados.

 

Sobre o autor

COMENTÁRIOS