Gruta Rei do Mato é palco de solenidade em comemoração aos 68 anos da Emater – MG e Dia Nacional do Extensionista Rural

Gruta Rei do Mato é palco de solenidade em comemoração aos 68 anos da Emater – MG e Dia Nacional do Extensionista Rural

O Governo de Minas Gerais, através da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Emater-MG realizaram nesta sexta-feira (2), às 9h30min, no auditório da Gruta Rei do Mato, a solenidade comemorativa dos 68 Anos da Emater-MG, Dia Nacional do Extensionista Rural e Lançamento do Portal da Agricultura Familiar. O evento contou com a participação do prefeito municipal Marcio Reinaldo, autoridades, agricultores, produtores rurais e lideranças.

O Portal da Agricultura Familiar tem o objetivo de potencializar as compras públicas do Governo Estadual, conforme o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), em atendimento à Lei Federal Nº 11.947, de 2009 e conforme a Política Estadual de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA Familiar), em atendimento à Lei Estadual Nº 20.608, de 2013.

A Emater-MG possui cerca de 1.900 profissionais que atendem anualmente a 400.000 agricultores familiares, nos 790 escritórios locais, instalados nos municípios de Minas Gerais, por meio de Convênio com as Prefeituras. Ao comemorar os 68 anos, a Emater lança o Portal da Agricultura Familiar, resultado da cooperação técnica com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (SEDA) e a Secretaria de Estado de Educação.

Durante o evento foram homenageados: os profissionais por tempo de serviço prestado na Emater-MG; os aposentados que se desligaram da Emater por meio do Programa de Demissão Voluntária (PDV); os profissionais eleitos pelos colegas (“Destaque Melhoração)”; produtores (“Parceiro Destaque”); veículos de comunicação, empresa, jovem rural, cooperativa, feira livre, unidades de ensino, instituição financeira de crédito rural destaques; e Prefeituras Municipais.

Em nome dos profissionais homenageados, o extensionista Eli Coimbra disse que o serviço é muito apaixonante. “O produtor rural é a alma de nosso trabalho. “Que os 68 Anos da Emater torne-se perpétuo!”, desejou. Já em nome dos destaques, Marconi Xavier expressou sua alegria e gratidão nesses 68 Anos da Emater. “Como pai, quero dizer da alegria que estou sentindo. Deus também me concedeu a graça de trabalhar com meu pai aqui presente e que está na agricultura desde os 8/10 anos de idade. Quero dizer para vocês que ele venceu no campo. Para os agricultores digo que não desistam nunca, pois a terra é apaixonante. Meu muito obrigado!”, manifestou.

Representando as Câmaras Municipais, o vereador Milton Saraiva ressaltou que é nessa bacia de tecnologia e inovação que a Emater segue o seu trabalho. “A Emater é um orgulho e é importante homenagear os ex-funcionários, bem como não esquecer dos parceiros! Parabéns!”, congratulou. Já a gerente regional da Emater-MG, Érika Carvalho enfatizou a importância do papel das parcerias. Ela também menciou a agricultura urbana que faz a diferença em Sete Lagoas.

Por sua vez, o diretor e editor do Jornal Primeira Linha, Marcílio Maran lembrou que a imprensa local faz a cobertura dos fatos regionais. “É um orgulho muito grande fazer parte dessa imprensa séria. Agradeço a parceria do prefeito Marcio Reinaldo e outros prefeitos. Meu carinho e agradecimento à Emater por esse reconhecimento!”, exclamou.

Também o prefeito Marcio Reinaldo agradeceu o certificado que a Prefeitura de Sete Lagoas recebeu na Solenidade. De acordo com ele, é uma alegria muito grande participar desses 68 Anos da Emater-MG. “No Ministério do Planejamento participei da coordenação do trabalho de agricultura. Víamos a necessidade de integração do saber da Embrapa com a Emater. Vejo que de 84 para cá, essa integração evoluiu muito e de forma altamente positiva. Em Minas Gerais estamos com o PIB bastante comprometido. O setor industrial está bastante reduzido, devido a crise econômica. E o que tem equilibrado as contas nacionais é o setor agrícola. O setor público tem que estar junto aos produtores. Tenho muito orgulho do ‘PNAE Leite’ que é uma referência estadual e nacional. Hoje compramos leite do nosso produtor que ganha 40% a mais. Também temos apoiado as ‘Hortas Comunitárias’ e aos nossos feirantes, bem como aos nossos produtores rurais. Isso a Prefeitura tem feito juntamente à Emater. Sete Lagoas é a 8ª economia do Estado. Não tenho dúvida de que o recomeço da economia brasileira depende hoje da agricultura e da pecuária. Quero parabenizar com muito carinho a Emater e que prossiga nesse caminho positivo. Estarei sempre à disposição da Emater e de Sete Lagoas. Desde já Feliz Natal e que o Brasil possa encontrar o seu caminho!”, finalizou.

Sobre o autor

COMENTÁRIOS