buscar
segunda-feira, 27 de agosto de 2007 - 14h14 - da Redação

Gruta Rei do Mato


Alterar tamanho da fonte  Aumentar tamanho da fonte Diminuir tamanho da fonte Redefinir tamanho da fonte

Gruta Rei do MatoA Gruta Rei do Mato foi aberta à visitação pública em 22 de outubro de 1988. Possui 48 metros de profundidade e aproximadamente mil metros de extensão, dos quais 220 estão abertos à visitação pública. São quatro salões formados por estalagmites, estalactites e cascatas de pedras calcárias surpreendentes, formando lindas imagens esculpidas pelas mãos da natureza mantidas à uma temperatura entre 17º e 20º C.

Acredita-se que o nome da gruta se deve ao fato de ter sido habitada por um homem louro, forte e cabeludo, de identidade desconhecida, possivelmente fugitivo da revolução de 1930, que foi chamado de “Rei do Mato”. Alguns Gruta Rei do Matomoradores mais antigos da cidade dizem já tê-lo visto, inclusive ouve-se histórias de que uma moça de família teria se apaixonado por ele e sempre o visitava embrenhando-se no mato com alimento e carinho. Mas foi José Eloi de Deus quem entrou em seus salões pela primeira vez, tornando-se então o seu descobridor oficial.

O terceiro salão e o principal é o maior da gruta, com aproximadamente 80 metros de extensão. Lá estão diversas estalactites danificadas por vândalos ou por pessoas que imaginavam haver algum valor comercial nas peças devido ao seu brilho. Infelizmente essas peças demorarão um século ou mais para se recomporem. O “cenorão”, um dos destaques deste salão, é uma estalactite de cor alaranjada devido a presença de Gruta Rei do Matooxido de ferro. Existem também nesta galeria o “sorvetão”, formação de estalactite e algumas colunas que levaram de 18 a 22 mil anos para se formarem.

No Quarto Salão destacam-se diversas formações raras, como elictites (semelhantes a capins, plantas e raízes em formas variadas) e lustres, além de 2 colunas intactas de cristais de calcita de aproximadamente 13 metros de altura com 20 a 30 centímetros de diâmetro. Segundo geólogos, só se tem registros desse tipo de formação na Gruta de Altamira na Espanha. Além das formações geológicas, a gruta Rei do Mato possui pinturas e desenhos rupestres datados de 6 mil anos atrás.

A vistação dura em média 40 minutos e é acompanhada por um guia treinado. Para a Gruta Rei do Matosegurança dos visitantes, a passarela de acesso à gruta possui estrutura metálica com 131 degraus e proteção de 1,20 metros de altura. O projeto de iluminação desliga-se automaticamente após a passagem do grupo visitante, evitando variações térmicas que afetam o ecossistema da gruta. O estacionamento é amplo, possui lanchonete, terminal e enfermaria para primeiros socorros.

A gruta fica na BR-040 (trevo de acesso à Sete Lagoas), 5km e à 62 km de Belo Horizonte, funcionando todos os dias de 08:00 às 17:00 h. Para mais informações, ligue (31) 3773-0888.

23 comentários sobre “Gruta Rei do Mato”


  • julia disse:

    fizitei a gruta rei do mato e foi muito legal e eu tive oportunidade de conheçer as pinturas rupestres e também quase desmaiei por deçer aqueles 131 degrais que são ao todo 262 degrais só de subida e decida e quando eu estava subindo o morro para ir a gruta vi um caracol enoooooooooooooooooooorme fiquei com um pouco de medo mas aguentei e conheci a gruta e eu nunca tirei tantas fotos desde a quele dia espero que eu um dia possa voltar lá!

    Julia dia 29/09/2011

  • julia disse:

    nossa que maximo espero que nas minas férias posso conhecer esta gruta tão bonita e temabé´m eu espero que possa conheçer outras grutaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaas!

  • Berto disse:

    Lara, que legal! mas precisava levar as fezes? Não faz isso não!

  • Rennan disse:

    foi miuto legal foi demais

  • Fábio Nepomuceno Pereira disse:

    Pena!!! Que o vandalismo e a ignorãncia tenham destruido parte de um patrimonio tão valioso.

  • Laís disse:

    Visitei a Gruta Rei Do Mato e fiquei maravilhada com as belezas dela.
    Foi mto bom o passeio. Gostei d+, vale a pena msmo visita-la.
    Quem puder, vá ate a Gruta do Maquine tbm, é mto bom la tbm, adorei!!!

  • carol disse:

    a gruta rei do mato e mais bonita que eu ja vi
    ela e linda
    maravilhosa
    fui com minha escola foi muito bom
    adorei

  • Juuh Pedrosa disse:

    Nossa! Parec que e booooooooooooooooooom!
    vou fazer uma excurção paara i !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!11
    bjss

  • stefani disse:

    eu adorei!!! la tem cada morro q e muito canssativa a viagem, la tambem e muto grande

    ADOREI O PASSEIO!!!!!!!

    quero ir de novo!!!!!!

  • stefani disse:

    Visitei a gruta e amei la e muito lindo adoreiiiiii!!!!!!!!!!

  • Bhu! disse:

    Eu vou com a escola
    para faser trabalho sempre
    gostei de aventuas …espero gostar
    deste trabalho também!!!!

  • Izabela disse:

    amei!
    fui lá dia 01/06 e gostei muito
    além de ser muito bonita a iluminação da tipo um thum na gruta
    e corrigindo texto
    a gruta ñ foi habitada pelo homem cuja identidade desconhecida
    porque a gruta é extremamente escur
    só funciona com ilumin~ção
    a ñ ser q ele tem alguma iluminação

  • professores disse:

    Os alunos podem até ter aprendido sobre a gruta mas estamos estarrecidos com a dificuldade do uso da língua portuguesa escrita.

  • BARBARA CRISTINA disse:

    EU BARBARA COSTEI MUITOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO! DA GRUTA DO REI DO MATO LÀ E MUITO BONITO,LEGAU,GRANDE DE MAIS SO UMA COISA QUE TEM MUITAS ESCADAS E CANÇATIVO SUBE E DESE FECA CANÇADO E TEM QUE SOBER UM MORRO GRANDE E DESSE TAMBEM E CANÇATIVO EU SO QUERIA SABER UMA COISA PORQUE TEM ESSE NOME A GUTA REI DO MATO QUANDO FOMOS LÀ ESQUESEMOS DE PEGUONTA.!

  • BARBARA CRISTINA disse:

    EU FOI NA GRUTA PARA FAZER UM TRABALHO DE ESCOLA E AMEI LA E MUITO BONITA VOU VALTAR LA O MAIS RAPTO POSIVEL AMAI TUDO QUE VIR LA

  • eu adorei todas as informaçoes, me ajudaram muito a fazer um trabalho de escola e quando eu for pra la ja saberei tudo sobre a historia da gruta!!!!!

  • sabrine danielle disse:

    Eu fui com a escola para faser um trabalho, e gostei muito e u lugar muito bonito

  • raquel disse:

    Gostei do q falou pois eu vou com a escola ,e isso tbm serviu para um trabalho q eu estou fazenduh !!!!!!!!amei!!!!!!!

  • Ricardo Avelar disse:

    eu vou com a escola do jeito que essas pessoas falaram deve uma maravilha

  • amandaferraz disse:

    eu foi com a escola e um lugar muito bonito!

  • Eii,sou Pollyanna fui a gruta através de uma excursão do colégio , com minha familia e amei !! Valeu Muito a pena porque os monitores explicam tudo direitinho mais o que fez com que o entendimento fosse melhor foi o Jemerson se vooc for visitá -la tente ir com ele vooc vai adorar !!!

  • gabriela disse:

    qual é o ecossistema da gruta?
    como ela é?

    responda o mais rápido possível!

  • Lara Ferraz disse:

    Oi, eu sou a Lara, fui a gruta atraves de uma escurção do cólegio e adorei! Valeu a pena e assim voutei la mais 3 fezes com minha familia…. As pessoas que nos explicam sao otimas e nos ajudam em que precisar pena que nao lembro o nome de quem foi comigo! Vao la que irao amar. Beijos eu

Deixe seu comentário!