Artistas de Sete Lagoas redigem carta sobre preocupação com atual cenário cultural da cidade.

Artistas de Sete Lagoas redigem carta sobre preocupação com atual cenário cultural da cidade.

Coletivo de artistas juntamente com o Conselho Municipal de Políticas Culturais e Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, redigiram carta aberta à toda população, onde relatam a preocupação com atual cenário cultural de Sete Lagoas. Nessa carta também expressam a importância dos movimentos culturais para cidade, pedem uma maior valorização e também que seja feita manutenção na Secretaria de Cultura, para que possam continuar fortalecendo a cultura da cidade e continuarem colhendo resultados com os trabalhos realizados por todos âmbitos culturais.

Segue abaixo a carta aberta redigida por um coletivo de artistas juntamente com o Conselho Municipal de Políticas Culturais e Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial.

 

Carta aberta à toda população

Aos vereadores, presidente da Câmara Municipal, Claudio Henrique Nacif e Prefeito de Sete Lagoas, Leone Maciel.

 

Todos sabemos sobre a importância da cultura como base da identidade de um povo. Não se constrói uma sociedade justa e sólida sem uma identidade cultural fortalecida. Visto isso, nós, artistas de Sete Lagoas apoiados pelos Conselho Municipal de Cultura e Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, viemos trazer à tona a nossa legítima preocupação quanto ao futuro da área em nosso município.

 

Somos atores, diretores, bailarinos, músicos, cantores, escritores, roteiristas, coreógrafos, pintores, artistas plásticos, folcloristas, congadeiros, capoeiristas, representantes das manifestações artísticas e religiosas de matriz africana, instrumentistas, escultores, palhaços, artesãos, produtores e agentes culturais, cenógrafos e, acima de tudo, cidadãos de Sete Lagoas. Todos, em conjunto, comungamos da mesma preocupação quanto ao futuro da política pública para o segmento da cultura neste governo municipal que se iniciou no dia 1o de janeiro de 2017.

 

Entendemos que a cultura da nossa cidade necessita de respaldo institucional, seja no planejamento de calendários, no fomento ou apoio direto e indireto aos eventos e projetos. Para isso, este coletivo de artistas e produtores entende a extrema importância da manutenção de uma secretaria de cultura independente de outras pastas, para garantir a aplicação do Plano Municipal de Cultura, que já consta na Lei Orçamentária Anual (LOA), aprovada pela Câmara Municipal e assinada pelo então Prefeito municipal. Além de garantir a manutenção e ampliação dos avanços já alcançados no setor.

 

Somado a isso, é claro, o peso do setor cultural na economia em todo o mundo. Nos últimos 10 anos a Economia Criativa cresceu 70%, muito além da expectativa de outros setores tradicionais. Segundo pesquisa da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), enquanto o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2015 sofreu uma queda de 3,7%, o PIB da Economia Criativa chegou a R$126 bilhões e teve um crescimento de 36% no mesmo período. Sabemos que o apoio público para o setor poderá alavancar o setor cultural, de grande demanda e de suma importância para a sociedade, sem impactos ambientais e de considerável impacto social.

 

Se já fomos considerados um deserto cultural anteriormente, hoje somos um lago imenso e resplandecente de talentos, possibilidades, ações concretas e trabalhos desenvolvidos com reconhecimento internacional. Uma cidade, um povo, uma civilização somente será lembrada pela arte que foi capaz de produzir.

Não ceifem a nossa voz, o nosso canto, as nossas asas…

Queremos sim, gritar para todo mundo ouvir, com muito orgulho: SOMOS TODOS SETE LAGOAS.

 

Artistas e produtores de Sete Lagoas

Conselho Municipal de Cultura

Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial

 

Categories: Destaque, Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS